Uma notícia para as mais fervidas comemorarem: uma lei aprovada no início de julho obriga casas noturnas paulistas a instalar bebedouros para os clientes.
A autoria da lei é do deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) e embora atinja a todos, faz parte da famigerada política de redução de danos à saúde, que visa minimizar os efeitos do uso de drogas. Segundo reportagem na revista Veja, a idéia da lei surgiu quando mães de jovens viciados visitaram o gabinete dizendo que seus filhos sofreram overdose em clubes por falta de hidratação.
O clube Vegas foi um dos primeiros a adotar a nova medida: "Quando ouvi falar do projeto, perguntei para mim mesmo por que não havia pensado nisso antes", conta o sócio-proprietário Facundo Guerra.
Beber água ajuda a diminuir o efeito do álcool. Além disso, a desidratação provocada por drogas sintéticas como o ecstasy pode levar o usuário a morte súbita, segundo o médico Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
As casas ainda têm 60 dias para se regularizar.