Um caso envolvendo a travesti Veronica Bolina, presa no último domingo (12) acusada de agredir uma senhora depois de uma discussão em seu prédio em São Paulo, pode retratar abuso de poder de policias e transfobia da mídia.
+ Campanha diz "Sou trans e Quero Digndade e Respeito"
O caso ganhou repercussão quando ela também teria agredido um carcereiro e tirando parte da orelha dele com uma mordida, durante a transferência de cela no 2º Distrito Policial no Bom Retiro.
O site G1, o Diário de SP e o Jornal Hoje divulgaram as fotos do carcereiro sem a orelha e a versão da polícia na matéria "ataque de travesti a carcereiro só parou após tiros para o alto, diz polícia". Mas não ouviram a defesa e nem a versão da acusada, tratada o tempo todo como homem.
Além disso, fotos divulgadas por amigos de Veronica mostram abuso de poder. A travesti aparece com a cabeça rapada, com o rosto desfigurado por agressões e com os seios expostos. Ela e o carcereiro foram encaminhados ao Hospital das Clínicas e ao Hospital do Servidor Público.
"Não estamos defendendo o que ela fez, mas houve abuso de poder e nada disso está sendo falado. Nem mesmo em outros casos, vemos um preso sendo tratado assim. Por que ela é travesti pode ter a cabeça rapada, ser desfigurada e ficar com os seios expostos? Será que se fosse uma mulher o tratamento seria o mesmo?", questionou uma amiga de Veronica, que preferiu não se identificar.
Na internet, organizou-se a campanha "Somos Todos Verônica", com a adesão de várias travestis, mulheres transexuais e outras identidades que se sensibilizaram com o caso.
+ Três travestis são agredidas em clube de Uberaba, Minas Gerais
Segundo o G1, a travesti vai responder por lesão corporal grave, evasão mediante violência contra pessoa e resistência. Nada foi falado sobre a agressão voltada para ela e o estado de saúde de Veronica, que continua detida no 2º DP.
O A CAPA tentou em vão contato com o 2º Distrito do Bom Retiro. Procurada, a Coordenação de Políticas para a Diversidade ainda não se pronunciou sobre o caso.
A travesti Veronica e a orelha do carcereiro