O primeiro homem transgênero da Argentina casou-se na última sexta-feira. Seu novo nome é Sergio Gabriel e ele conseguiu uma autorização judicial em abril de 2006 para a mudança de sexo.
“Tudo isso é parte de um milagre”, disse Sergio ao receber a certidão de casamento das mãos da juíza Teresa Rolón. Ele trabalha como guarda-florestal e disse que a partir da operação (a primeira feita em território argentino) sua vida mudou completamente. “Sinto-me homem”, comemorou.
Sergio Gabriel Pérez Naya, de 47 anos, conhecido como Gaby, casou-se com Adriana Mosquera. Ele, de terno escuro e sua esposa com um vestido creme. Sua intenção era casar-se no religioso também, porém a igreja não aceitou. “Sou um homem perante a lei, mas não para as leis de Deus”, lamentou.
Ao partir para a lua-de-mel, Sergio disse que “agora quero ser pai, adotar, dar meu nome a um filho”.
A operação de mudança de sexo consiste em várias etapas. A primeira delas é a mastectomia (retirada da mama). Após essa intervenção, são retirados o útero, os ovários e a vagina. A última intervenção cirúrgica é a implantação de uma prótese peniana. Ao longo do processo, o paciente passa ainda por terapias hormonais a fim de lhe dar características masculinas.