Um grupo de cerca de 100 pessoas comemorou na noite desta quinta-feira (5), em plena avenida Paulista, a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da união estável para casais homossexuais em sessão considerada histórica por grupos ativistas LGBT.
Apesar de a comemoração ter sido pequena e relativamente contida, houve quem aproveitou o momento para celebrar com humor. O empresário Douglas Drumond (foto), diretor da ONG Casarão Brasil, "casou-se" com direito à grinalda e buquê de flores com seu assessor particular, Rogério de Oliveira. Drags queens como Tchaka Drag e Salete Campari também chamavam a atenção de quem caminhava pela rua.
A comemoração foi convocada pelo grupo Ato Anti-Homofobia através do Facebook. Nesta sexta-feira (6), o grupo organiza outro ato, com concentração prevista para começar às 20h no vão livre do Masp. Saiba mais aqui.
Vitória
Em nota enviada à imprensa, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, disse que "a decisão do STF é uma vitória para a democracia". "Ninguém saiu perdendo com a decisão, nem os opositores, mas um segmento significativo de brasileiros e brasileiras ganhou o acesso à igualdade de direitos garantida pela Constituição Federal e até então negada a casais do mesmo sexo."
A desembargadora aposentada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias, também se manifestou a respeito da decisão do STF, destacando que "o reconhecimento das uniões homoafetivas como entidade familiar supre a perversa omissão do Legislativo que, por puro preconceito, tem deixado fora do sistema jurídico a população LGBT."
Marcha Nacional
Nos próximos dias 17 e 18 de maio, acontece em Brasília a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, que reunirá ativistas LGBT de todo o Brasil.
De acordo com a ABGLT, está previsto para o dia 18 um "abraço homoafetivo" em torno da sede do Supremo Tribunal Federal.