Na Bélgica, a união civil entre Michael, 45, e Christian, 43, revoltou grande parte dos católicos. Tudo isso porque o casal resolveu realizar uma cerimônia religiosa na Igreja de Saint-Servais para abençoar a união.
Segundo o jornal "La Dernière Heure", depois de oficializar a união no civil o casal foi à paróquia na qual o padre benzeu as alianças.
Eric De Beukelaere, porta-voz dos bispos na Bélgica, criticou o fato e não o classifica como casamento religioso. Durante a cerimônia, o padre não repartiu a comunhão, por isso o sacramento não pode ser considerado válido.
O porta voz dos bispos afirmou que gays são "bem-vindos em nossas igrejas", no entanto, o "casamento é uma formula destinada somente para casais de homens e mulheres".
A cerimônia foi considerada um "escândalo" pela Igreja, que lamentou o fato. Já Michel e Christian, que se conheceram pela internet há um ano e meio, se defenderam das criticas, afirmando que também são religiosos. "Somos católicos, e os dois queríamos nos casar na Igreja", disseram.