in

Chile celebra primeiro festival de cinema gay

"Cine 2.0" é o nome do primeiro festival de cinema LGBT a acontecer em Santiago, capital do Chile, entre os dias 12 de novembro e 14 de dezembro.

Serão exibidas produções de 10 países que jamais passaram nos cinemas chilenos. Além dos filmes, o festival irá realizar fóruns de debates e votação pública para escolha do melhor longa. Outro dado interessante é que parte das projeções serão feitas nas ruas e em algumas bibliotecas.

Chama a atenção a diversidade de países que participam das categorias de longas, curtas e documentários e concorrem a prêmios. Entre eles, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Nova Zelândia e Taiwan.

Entre os filmes, destaque para "Todas" (foto). A produção espanhola conta a história de Coral, uma mulher transexual de 45 anos que vive da prostituição e conhece David, um menino que sonha em se tornar mulher. Um sentimento materno desperta em Coral, que passa a ajudar e cuidar de David.

O festival é organizado pelo Movimento de Integração e Libertação Homossexual do Chile (Movilh), e conta com o apoio da Embaixada da Espanha e dos Países Baixos, além da Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Todo o acesso ao público será gratuito.

Leia entrevista com Renato Bear, gogo de festa para ursos

Lei 10.948/2001