O que um caracol tem a ver com o casamento gay? Aparentemente nada, mas cientistas da Universidade Nacional Regular de Taiwan descobriram uma nova espécie de caracol e decidiram manifestar apoio às famílias LGBT.
+ Atores pornôs mostram que são fofos ao posar com bichinhos
Publicada nesta semana na revista científica Zookeys, a descoberta ganhou o nome de "Aegista diversifamilia".
De acordo com a pesquisa, a espécie era confundida com a Aegista subchinensis, descrito em 1884, mas Yen-Chang Lee percebeu em 2003 que havia diferenças entre as espécies. Pesquisadores fizeram análise morfológica, aplicaram marcadores moleculares e confirmaram a suspeita.
No momento de nomear, lembraram das famílias homoafetivas e de alguns caracóis terrestres que são hermafroditas. "Quando estávamos preparando o manuscrito, era um período em que Taiwan e muitos outros países e estados estavam lutando pelo reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo", afirmou Lee.
+ Saradões participam de campanha em prol dos animais; veja
O pesquisador salienta ainda que caracóis que possuem órgão reprodutivo masculino e feminino representam a diversidade sexual no reino animal. "Decidimos que talvez fosse uma boa ocasião de nomear o caracol para lembrar da luta pelo reconhecimento dos direitos do casamento entre pessoas do mesmo sexo", finalizou.