Atualmente existe uma grande facilidade em encontrarmos filmes com personagens lésbicas, gays, trans e até mesmo com a temática homoafetiva. Como todo tipo de filme, encontramos de tudo: desde besteiróis estilo “American Pie”, passando por dramas com muitas lágrimas, comédias românticas daquelas que te fazem sair querendo uma namorada e por aí vai. Não conseguiria num único post enumerar quais são todos eles, obviamente. Mas vou fazer uma listinha aqui de alguns dos filmes gays e dykes que mais gosto e depois me digam se concordam comigo, ok?
“A Cor Púrpura”, de Steven Spielberg, é um daqueles filmes que contam uns 50 anos de história, toda a trajetória de uma garota negra no sul dos Estados Unidos e o sofrimento que ela passou nas mãos do pai e do marido, encontrando a alegria e salvação em uma mulher (amante de seu marido) muito diferente dela, embora não seja explicitamente de temática lésbica, o filme mostra como o desejo (e não puramente sexual) por ter essa mulher por perto modificou o rumo da sua vida, é uma das primeiras atuações de Whoopi Goldberg e ela está brilhante.
Outro filme um pouco fora do circuito convencional é “Amigas de Colégio”, o longa sueco traz uma realidade vivida por muitas garotas adolescentes, acredito eu. Uma menina tímida e introvertida se apaixonada por uma das garotas populares da escola e ninguém se dá conta disso, o desenrolar da história é muito doce e fiel a atmosfera adolescente, vale a pena conferir.
Outro filme que adoro e já vi algumas centenas de vezes é “Almas Gêmeas”, uma história um tanto pesada, mas tratada com a leveza do mundo de fantasias de duas meninas que se tornam amantes e desenvolvem um relacionamento que ao mesmo tempo que é bonito é também doentio.
Para um momento de descontração, recomendo “Beijando Jéssica Stein”, uma comédia dessas românticas bem engraçadinhas, tranqüilas de assistir, para um domingo a tarde com as amigas, traz a história de uma mulher em busca de um relacionamento através de anúncios que acaba se deparando com uma situação inesperada: seu interesse por uma outra mulher.
Um filme fofo é “Coisas que você pode dizer só de olhar para elas”, é daqueles filmes que trazem várias histórias diferentes ao mesmo tempo e uma delas é sobre um casal de mulheres numa situação grave onde uma delas está em fase terminal, a história é sim muito triste, porém bonita.
O clássico entre as meninas “Desejo Proibido” mostra três histórias sobre lésbicas em diferentes contextos e diferentes épocas, o filme é dividido cronologicamente em três partes distintas e tenho certeza que todas irão se identificar com o filme em algum momento.
Um drama biográfico muito bom é “Gia, da fama a destruição”, filme que fez Angelina Jolie aparecer mais nas telinhas, se trata da história da modelo Gia Carangi, uma jovem viciada em heroína que se apaixona por uma mulher heterossexual e vivem um romance turbulento, entre idas e voltas mediadas pelas crises da modelo com as drogas, uma história real.
Um outro clássico do cinema dyke e que rendeu o Oscar de melhor atriz para Hilary Swank é “Meninos não choram”, essa história real (infelizmente) que chocou várias pessoas traz uma realidade complicada e muito pouco dita que é a condição dos transexuais masculinos, é um filme pesado, triste e só assista se estiver preparada (mas, assista!).
Na mesma temática, temos um outro filme completamente diferente que se chama “Minha vida em cor-de-rosa” que conta a história do sonho e desejo de um garotinho de uns sete anos em se tornar uma menina, mostra a visão dele, a vontade dele de ter nascido diferente, claro que a questão da orientação sexual não é explorada e sim da identidade de gênero, o filme todo é muito fofo e o final mais ainda.
Um dos meus filmes preferidos é “Tomates verdes fritos”, desde novinha sempre amei esse filme, acredito que a maioria já deve ter assistido, mostra a história de uma família narrada por uma senhora de idade avançada e a parte mais linda do filme é a relação que se cria entre a protagonista e a moça que supostamente deveria ter se casado com o seu irmão, é das histórias mais bonitas e quem ainda não viu, veja!
Um romance muito bom de ver também é “Todas as cores do amor”, é uma espécie de “Simplesmente amor” queer, mostra várias histórias de romances diferentes, entre várias pessoas diferentes, um filme muito gostoso de ver.
Eu poderia falar por horas aqui sobre filmes “entendidos”! Esses são apenas algumas que gosto muito e me ocorreram aqui, mas tenho uma lista grande! Priorizei os filmes com meninas por motivos óbvios, mas tenho uma lista grande aqui com essa temática, incluindo meninos, meninas, trans, de tudo.
Espero que gostem das dicas e mais pra frente faço outras listinhas!