Depois de divulgada mais uma agressão contra um casal gay em Roma, as associações LGBTs decidiram denunciar o clima de ódio e violência contra homossexuais que paira sobre a Itália.
Segundo denúncia do coletivo Arci Gay, dez jovens agrediram Frederico e Cristian, ambos com 28 anos, que passeavam a noite, na última segunda-feira (08/09), perto do Coliseu de mãos dadas. O casal foi agredido com insultos, pedradas e garrafadas.
O presidente nacional do coletivo, Aurelio Mancuso, disse que os episódios estão ocorrendo perante "a total indiferença das instituições locais e nacionais" e pediram à ministra de Igualdade e Oportunidades, Mara Carfagna, que "intervenha para garantir a defesa dos gays e lésbicas italianas".
Carfagna se opôs ao patrocínio do Governo italiano à passeata anual do orgulho gay, realizada em Bolonha (norte) em 28 de junho, por considerá-la um ato exibicionista.
Após conhecer a notícia da agressão ao casal homossexual, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, expressou a "completa condenação por parte de toda a cidade e das instituições a qualquer tipo de discriminação".