O Teatro Gazeta, em São Paulo, foi ontem pela primeira vez palco para o Show do Gongo, tradicional competição do Festival Mix Brasil que é apresentada pela atriz Marisa Orth.
Incomodada com o atraso rotineiro, a plateia lotada pediu com palmas e gritos a presença de Marisa Orth no palco. Mais burocrática que nos anos anteriores, a apresentadora abusou das ironias e das piadinhas infames para interagir com o público. Sobrou até para seu colega Reynaldo Gianecchini. "O vídeo do primeiro colocado vai ganhar R$ 69 [uma referência à posição sexual] em vale compras no Pintos Shopping", brincou Marisa, debochando do comercial protagonizado pelo ator.
Este ano, a 11ª edição do Show do Gongo recebeu a inscrição de 18 vídeos, sendo que três deles eram de um mesmo realizador. Para julgar os filmes, foram chamados a atriz Paula Burlamaqui, o blogueiro e apresentador da MTV Didi F. e a performer Bianca Exótica.
Mais uma vez, os temas se repetiram em relação aos anos anteriores – pelo menos 3 dos vídeos eram paródias. No geral, faltou criatividade e sobrou gritaria. Até mesmo a organização cometeu uma gafe ao permitir a inscrição de um vídeo exibido na edição do ano passado.
Dos 18 inscritos, apenas 6 não foram gongados e passaram pela avaliação do júri. Concorrendo por fora, "Travileirinho", clipe lançado em julho e estrelado pela drag queen Dillah Dilluz, levou o troféu Coelho de Prata. O próprio ator Edivaldo Barreto, que encarna a drag, foi receber o prêmio das mãos de André Fischer e Marisa Orth. "Espero que este seja apenas o começo, quem sabe o Oscar?", comentou Barreto.
Fórmula?
Em entrevista à reportagem do site A Capa, Edivaldo Barreto comemorou sua vitória no Gongo e negou que existe uma fórmula certa para ganhar a competição. "’Travileirinho’ foi feito sem fórmulas pré-estabelecidas. Fomos fazendo, eu, Rodrigo Averna (diretor), Tony Silva (assistente de produção e ator), Ricardo Antunes (maquiagem e cabelo) e Kennedy Squezary (figurinos), apostando na leveza e no sabor de chocolate fino", disse a drag. "Adorei ganhar o Coelho de Prata, mas o verdadeiro prêmio é saber que as pessoas gostam e se divertem com o clipe."
O diretor Rodrigo Averna também vibrou com seu primeiro Coelho de Prata. "Fiquei muito feliz com o prêmio. Quando fiquei sabendo, não acreditei. Ainda mais quando a Dillah me contou que foi superaplaudido durante o evento. Fiquei triste de não ter conseguido ir [à premiação], mas muito feliz, principalmente pela reação calorosa do público", falou.
Assista abaixo ao clipe "Travileirinho", que já tem mais de 24 mil visualizações no YouTube: