in

Coleção Sexos

Gênero, identidade e diversidade sexual são o foco do terceiro volume da “Coleção Sexos – A trama da vida”, publicação especial da revista “Mente&Cérebro” (Duetto Editorial), à venda nas bancas de todo o país. O fascículo abre espaço para a discussão de questões polêmicas que permeiam o assunto, como transexualidade, homofobia, direitos dos homossexuais, entre outras.

A publicação traz à tona, por exemplo, a discussão sobre as famílias homoparentais, constituídas por dois pais ou duas mães. Maria Consuêlo Passos, psicanalista e pós-doutoranda da Universidade Paris V, coloca em pauta a vida de crianças que aprenderam a conviver e driblar o preconceito social, e procura estimular a revisão de conceitos em torno do desenvolvimento infantil. “Desejar ser pai e mãe e criar subjetivamente uma história de afeto, reconhecimento e acolhimento são hoje condições mais prementes que a diferenciação sexual dos parceiros. A biologia não tem mais o mesmo estatuto na formação da família”, defende a psicanalista.

Em outro artigo, o sociólogo e professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Richard Miskolci apresenta a Teoria Queer, conjunto de estudos que coloca em questão a noção de identidade, afirmando a variabilidade dos papéis sexuais e o livre trânsito entre os gêneros. De acordo com a teoria, a orientação sexual é resultado de uma construção social e não somente de uma definição biológica. “Identidades diferenciadas podem construir masculinidade em corpos femininos ou feminilidade em corpos masculinos”, afirma Miskolci.

Os psicanalistas Joel Birman e Magda Guimarães Khouri, o juiz federal Roger Raupp Rios e o antropólogo Jorge Leite Jr. são outros autores que assinam a edição. A “Coleção Sexos – A trama da vida” está à venda em bancas de jornal e também pelo site www.lojaduetto.com.br, ao preço de R$ 14,90 por exemplar.

Líder gay da banda Judas Priest afirma que fãs de heavy metal não são intolerantes

Claudia Wonder lança hoje clipe da música “Atendimento”