in

Colección Visible

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo/Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) traz para São Paulo – como parte integrante da programação do I Encontro Hispano-Brasileiro de Militantes Homossexuais – de 10 de setembro a 19 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera, a exposição “Colección Visible – Histórias de Amor”, com curadoria do espanhol Pablo Peinado.

Inédita na América Latina, a exposição reúne 90 obras de vários artistas internacionais que de alguma forma têm relação com os temas amor, desejo e homocultura. São obras de artistas de 19 países, elaboradas por 78 homens e 12 mulheres, que aplicam técnicas como fotografia, desenho e pintura.

Segundo o curador, “a Colección Visible tem uma característica que a torna especial, o fato de tratar exclusivamente o tema do amor, o desejo, a sexualidade e o casal lésbico, gay ou transexual. É uma coleção eclética, já que os museus não costumam pôr uma tira de quadrinhos ao lado de uma fotografia. Ou uma obra de um autor da rua junto à de um artista dentre os mais cotados do mundo. Nós não reconhecemos as categorias estéticas convencionais. Uma charge nos parece tão importante quanto um quadro a óleo, uma colagem ou um toy.”

Estão representados importantes criadores em plena maturidade como Juan Hidalgo, Eduardo Arroyo, Guillermo Pérez-Villalta, Rodrigo, Nazario, Pablo Pérez-Mínguez ou Miguel Trillo, junto a jovens promessas como David Trullo, Paco y Manolo ou Ismael Álvarez. Há também uma pequena representação das vanguardas históricas através de Gregorio Prieto ou Pablo Picasso ou de criadores contemporâneos representados nos melhores museus do mundo, como David Hockney ou Tom of Finland. No extremo oposto, criadores populares como o brasileiro Getulio Damado.

Serviço:
Colección Visible – Histórias de Amor
De 10 de setembro a 19 de outubro.
Local: Museu de Arte Moderna – Ibirapuera. Pavilhão Ciccilllo Matarazzo (3º piso – Prédio Bienal – acesso rampa lateral)
Telefone para informações: (11) 5573-9932
Horários de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada franca.

Um cantinho para chamar de nosso

Galeria: ator do polêmico seriado “The Gossip Girl” é o escolhido da vez