in

Coluna desta semana fala de livro sobre homossexuais importantes

Dando continuidade a coluna sobre literatura homoerótica o livro desta semana é Tribades Galantes Fanchonos Militantes – homossexuais que fizeram história, da Edições GLS e autoria de Amilcar Torrão Filho.

Este é um livro interessante, que se perde um pouco, mas não deixa de ter seu valor e não o faz impassível de recomendação. O tema central é sobre figuras ilustres da história, da literatura e do conhecimento humano, que são ou foram homossexuais. O livro contextualiza demais a época em que essas pessoas estiveram situadas no tempo e retrata bastante como eram as sociedades de cada época, isso, sem ser uma desvantagem, faz dele um misto de “curiosidades sobre a história homossexualidade” e “a vida de homossexuais ilustres”.

O bom de ler, é que a gente sempre aprende. Coisas que desconhecia totalmente estavam neste livro, uma das quais e que me chamou mais atenção era sobre a homossexualidade de Zeus, o deus dos deuses da Grécia antiga. É impressionante. Conta a lenda que “Zeus, embevecido com a beleza exuberante do jovem príncipe troiano Ganimedes, tomou a forma de águia e seqüestrou-o, levando-o para junto de si no Olimpo, para ser copeiro dos deuses”. Além de não conhecer a história da lenda antes de ler o livro, outra coisa que eu desconhecia era que a lenda ganhou diversas representações artísticas na visão de muitos artistas plásticos. Fico me perguntando porque o "ensino oficial" teima em ditar regras heterossexualizantes e não divulga essas informações.

De acordo com o livro, até Hércules, semi-deus conhecido pelo tamanho de sua força, filho de um adultério de Zeus,  não escapou de relacionamentos homoafetivos. “Embora tenha tido várias esposas e, segundo a lenda, ter deflorado cinqüenta virgens em uma única noite, a tradição informa que ele teve catorze amantes masculinos; como a maioria dos gregos, ele não era indiferente ao amor dos homens”.

O bacana é que Amilcar contextualiza a homossexualidade nas diferentes sociedades da história humana, trazendo muitas informações que não vemos sempre. Claro que o livro avança, fala sobre a homossexualidade e os homossexuais na Idade Média, durante o Renascimento, e as sociedades modernas e contemporâneas.

Entre os famosos presentes no livro estão Alexandre Magno, Júlio Césra, Safo, Sócrates, Robin Hood, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Fernando Pessoa, Federico García Lorca, Gertrude Stein, Virginia Wollf, entre outros.

Ministra Marta Suplicy promove turismo gay para a parada de SP

EUA: Filha lésbica de vice-presidente dá à luz um menino