Desde dezembro, o público LGBT do Recife tem mais uma maneira de se manter bem informado.
Fruto da ousadia da empresária Maria do Céu Vasconcelos, proprietária do clube Metrópole, o Jornal Metrópole circula em pontos estratégicos da capital pernambucana, como a Praia de Boa Viagem, a Galeria Joana DArc, hotéis, entre outros locais.
A publicação gratuita tem tiragem de 10 mil exemplares e é comandada pelos editores Henrique Felicciano e Adriana Pax (na foto, à esq.), com a colaboração dos jornalistas Diogo Carvalho e Thiago Falcão, o Mr. Gay Pernambuco.
Para falar um pouco mais sobre o jornal, o site A Capa conversou com Adriana Pax, que também é DJ residente e promoter do Metrópole. Ela revela que há planos de aumentar o número de páginas e criar novas seções e colunas para o jornal, atualmente em sua segunda edição.
Como surgiu a ideia de lançar um jornal dirigido ao público LGBT do Recife?
É uma ideia antiga de Maria do Céu e também sugestão de clientes do Metrópole. Somente agora pudemos reunir uma equipe e executar esse projeto.
Quem são os responsáveis pelo Jornal Metrópole?
A supervisão é de Maria do Céu, que também é colunista do jornal. Sou estudante de jornalismo e fiquei responsável pelo projeto junto ao jornalista Henrique Feliciano, recepcionista do Metrópole. Somos colunistas e ambos assinamos as matérias. O projeto gráfico é do publicitário Paulo Thiago Brito (DJ Paulo Marreta). Na equipe, contamos ainda com a participação dos jornalistas Diogo Carvalho, do Diário de Pernambuco, e Thiago Falcão (Mister Gay Pernambuco), que tem uma coluna de turismo no Jornal Metrópole. Temos também a colaboração da fotógrafa Itakatrina, na coluna Quem é Quem, e Tereza Montarroyos (gerente do clube), na coluna Copia Tereza! O designer Fausto Barros também nos ajuda com as imagens.
Abordamos todos os assuntos de interesse da comunidade LGBT, dos baladeiros e babadeiros de plantão. Na coluna Olha Só!, de maneira geral, estão notícias relacionadas ao showbizz. A coluna Babado Forte conta umas fofoquinhas noticiosas – locais ou não – a coluna Play My F*cking Song é de música e a coluna Copia Tereza! relata casos inusitados vivenciados no Metrópole pela nossa gerente Tereza Montarroyos. No jornal está também uma sessão de cliques da balada metropolitana e dos points GLS. A coluna de Thiago Falcão aborda sempre a perspectiva do turismo em Pernambuco e a sessão Vai Rolar apresenta o calendário do Metrópole. Além disso tudo, há as matérias que buscam tratar dos interesses da comunidade. Nosso intuito é manter as pessoas informadas não só a respeito do clube, mas também prestar um serviço à comunidade no sentido de levar conteúdo, alegria e proporcionar uma boa leitura. Temos planos de aumentar o número de páginas, abrindo novas seções e colunas.
Qual é a importância de mais um veículo dirigido ao público LGBT?
O público LGBT local carecia de um veículo dirigido e impresso, que tratasse dos assuntos de seu interesse com alta qualidade e conteúdo, que tivesse leveza, sem perder a seriedade.
Numa época em que os jornais estão migrando seu conteúdo para a internet, vocês pensam em ter uma versão on-line?
O Jornal Metrópole é uma extensão do nosso site (www.boatemetropole.com.br). As colunas Quem é Quem, Babado Forte e Vai Rolar vieram todas do site. Vamos disponibilizar o JM também on-line. Apesar de todas as vantagens da mídia digital, acreditamos que o veículo impresso tem um tipo de alcance diferenciado. É válido ocupar todos os espaços.
De que forma os leitores poderão interagir com os editores e o conteúdo do jornal?
De uma maneira geral, por meio do correio eletrônico, pois cada um tem um endereço de e-mail e estamos super abertos à contribuição de todos. Fora isso, estamos todos sempre circulando pela Metrópole, pelos locais de distribuição do JM e adoramos trocar ideias. É só chegar.