Estreou na última sexta-feira (17/04) o filme ‘Divã’, aposta da Globo Filmes no cinema para o semestre. Protagonizado por Lilia Cabral, o longa é cheio de elementos e referências comuns ao universo gay.
‘Divã’ é baseado no livro homônimo de Martha Medeiros. No filme, a personagem Mercedes (interpretada por Lilia Cabral) é uma mulher na casa dos quarenta anos que, aconselhada pela sua amiga inseparável Shirlene (Helena Fernandes), resolve procurar um analista para resolver os conflitos que tem, mas desacredita ter, até que inicie as sessões. Mercedes ferve também com seu cabelereiro que é gay.
Em crise com seu marido Gustavo (José Mayer), Mercedes conhece Théo (Reynaldo Gianecchini) e acaba vivendo uma aventura amorosa com o gostosão, que aos 40 também não pensa em casar. "Tem gente que acha que sou viado", diz Théo ao referir-se a sua despretensão em formar um par. "Acham que não gosto de mulher ou que gosto tanto que não consigo ficar com uma só", completa.
Após separar-se de Gustavo, Mercedes conhece o delicioso e jovem Murilo (Cauã Reymond), de 19 anos, um baladeiro de plantão que resolve levar Mercedes para uma noite diferente das que ela está acostumada. Mercedes, não querendo desapontar o moço, investe até em meias que escondem as varizes. Murilo e Mercedes chegam à The Week Rio – durante uns dois segundos é exibido o logotipo do clube na telona – e ela fica encantada de ver tantos homens bonitos.
Murilo entra na pista falando "eu adoro esse DJ" e então surge o DJ Felipe Lira tocando e fazendo sua inconfundível dancinha de braços abertos. Enquanto caminham para o banheiro, Murilo fala para Mercedes "é gay" e ela faz uma cara de quem não está entendendo nada. Ele repete "é uma casa gay" e ela faz cara de quem está adorando o fervo.
No meio da pista Murilo grita "vamos sequelar geral, vamos pro queijão?" e ela não entende. Ele a puxa e os dois vão para um queijinho na pista. Dançando loucamente, Mercedes grita "eu tô na vibe, eu tô na vibe". Quando o personagem de Cauã pergunta o que ela está achando, ela responde: "tô vendo um monte de viado sem camisa".
Em uma das cenas, rodada no banheiro da casa carioca, há até uma pegação que acontece nos mictórios. A imagem aparece desfocada, mas quando fica um pouco mais nítida é possível perceber um "atendimento" leve entre duas barbies.
‘Divã’ está em cartaz em circuito nacional. Acesse aqui o site oficial do filme.