in

Com clipe repleto de top models, Duran Duran critica indústria das celebridades fabricadas

Já fazia um tempo que circulavam boatos a respeito do novo clipe da banda oitentista Duran Duran para o single "Girl Panic". Segundo os próprios integrantes do grupo o vídeo seria um marco. E o clipe caiu na rede hoje (8).

Trata-se de uma superprodução dirigida por Jonas Akerlund (Telephone, Lady Gaga) que tem no elenco as top models Naomi Campbel, Cindy Craeford, Helena Christensen e Yasmin Le Bon (esposa do vocalista da banda, Simon Le Bon).

No vídeo, que é praticamente um curta metragem, pois tem 9m30 de duração, as modelos interpretam os integrantes originais da banda. Como se estivéssemos assistindo a um making of do vídeo, as modelos dão entrevistas, falam sobre brigas entre a banda e problemas com drogas.

Também fica claro que o conceito do clipe é uma crítica direta a fábrica de celebridades, que a toda semana lança uma/um "cantor/a" repleto de estilo e grifes para dar e vender. Por falar nisso, glamour é o que não falta no clipe, todas as principais grifes do mundo vestem as top models e o vídeo em si.

O novo vídeo do Duran Duran, apesar de ser uma produção impecável, não é tão inovador assim, visto que o New Order, também dos anos 80, quando voltou à ativa em 2003  lançou o vídeo "Crystal", onde uma banda é fabricada para interpretar os reais integrantes. À época a banda explicava que o vídeo era uma crítica as boys bandas que proliferavam nas rádios e nas esquinas naquele momento.

Outra leitura que podemos fazer do vídeo para "Girl Panic" do Duran Duran é a questão da idade e de como as pessoas e celebridades são esquecidas depois que saem do topo, não à toa, todas as modelos escolhidas fizeram muito sucesso na década de 90. Será que o Duran Duran considera estar em puro ostracismo?

Vale lembrar que a banda se apresenta neste domingo (13) no festival SWU, que acontece no interior de São Paulo.

 

Imagine all the people living life in peace

Globo Universidade e AfroReggae armam encontro sobre Diversidade Sexual