in

Com maioria das urnas apuradas, casamento gay deverá ser proibido na Califórnia

Os californianos acordaram nesta quarta-feira (05/11) sem saber se o casamento gay continuará ou não acontecendo no Estado. Dados do departamento de Estado da Califórnia indicam que com 86,4% das urnas apuradas, a ‘Proposta 8’, que quer proibir a união entre pessoas do mesmo sexo, vencia com 51,8% contra 48,2%.

As principais emissoras de TV dos Estados Unidos, não quiseram anunciar qualquer uma das partes como vencedora à espera de que 100% dos votos sejam apurados. Pesquisas realizadas poucos dias antes do referendo pelo Instituto de Políticas Públicas da Califórnia, mostravam que 52% votariam ‘não’ à proibição e 44% ‘sim’ aos casamentos apenas entre um homem e uma mulher.

Desespero
Desde junho, quando as uniões foram legalizadas, cerca de 18 mil casais gay compareceram ao registro civil. Como ninguém sabe o que acontecerá com a união em caso de vitória da ‘Proposta 8’, centenas de casais LGBTs decidiram se casar ontem (04/11) no prédio da prefeitura de São Francisco com receio de serem derrotados.

Segundo reportagem de Valdo Cruz para a Folha de São Paulo, no Hall do prédio era possível assistir três ou quatro celebrações simultaneamente. Em entrevista ao jornal, a juíza de paz Esterela Bryant declarou estar celebrando "um casamento de gays e lésbicas a cada 15 minutos".

Escambo Magazine, uma revista de alto luxo

Barack Obama cita gays em seu discurso de vitória