in

Com novidades para o mercado, maior feira de turismo do mundo investe no segmento gay

Entre os dias 5 a 9 de Março de 2008, aconteceu a maior feira de turismo do mundo: ITB Berlim. Com mais de 300 mil visitantes, a feira realizada na capital alemão chamou atenção também por uma área nova e muita especial da feira: o “Gay and Lesbian Travel Pavilion”.  A atenção de seus produtos e destinos cada vez mais procurados dividia espaço com o berrante  rosa com lilás no piso e nas paredes e as sacolas grandes com o nome “Gay and Lesbian Travel”,  ainda nas mesmas cores. Esse espaço demonstra a importância do crescimento do nicho na feira. Ou seja, economicamente falando, a presença foi muito importante, lembrando que é bastante caro estar lá competindo com todas as empresas do turismo no mundo. E lógico, não faltaram novidades. Vamos a elas:

–  cruzeiros: o mercado assim como para os hétero está em alta para os gays.  A Atlantis Events (a mesma que anualmente no carnaval faz um cruzeiro que passa pelo Brasil) lançou novos destinos e ainda anunciou o “Maior Cruzeiro Gay do Mundo”, que deve ocorrer entre os dias 25 de Janeiro a 01 de Fevereiro 2009. Comece a preparar os “equipamentos” da viagem: o corpinho em dia, roupas leves e “do momento”, óculos de sol e muita energia para curtir o Caribe com mais de 2.000 gays (e algumas lésbicas) do mundo todo.

– a cidade de Tel Aviv estava presente convidando a todos para o Pride Parade da cidade que promete muita diversão e a possibilidade de conhecer o país Israel. Será no dia 06 de junho 2008. E com a possibilidade de incluir alguns dias na Europa! Shalon.

– para quem gosta do esporte é melhor estar preparado para a realização do VIII Gay Games de 2010 que será realizado em Colônia, Alemanha – no verão europeu de 31 de julho a 07 de agosto. Os realizadores esperam cerca de 12.000 visitantes e atletas, de mais de 70 países, e 43.7 milhões de Euros para toda a região. Quem se habilita a defender o verde amarelo?

– cidades que para nós brasileiros ainda são de difícil programação para viagem começam a aparecer cada vez mais forte, buscando o turismo gay e lésbico, como: Antuérpia, Estocolmo (onde vai rolar a EURO PRIDE 2008, de 25 de julho a 3 agosto), Viena – incluindo valsa para a turma GLS, as ilhas Galápagos do Equador, para citar algumas. Todas com material ilustrativo e campanhas exclusivas no turismo GLS.

– em Fort Lauderdale, uma hora de Miami, há cerca de 50 hotéis com foco no turismo GLS, principalmente para o gay masculino. A maioria com lindos jardins, área de piscina com DJs, apartamentos com muito conforto e um atendimento que aqui no Brasil não conhecemos. A cidade é pequena e linda, com canais e uma praia deslumbrante, com uma movimentada vida gay e que está na frente de muitos outros destinos gays americano. Vale a pena conferir hotéis como o Royal Palm, Grand Resort e The Flamingo. Tem hotéis com temas: o Inn Leather é para quem gosta do povo do couro. Em muitos deles a roupa é opcional na área da piscina (confira antes).

Essas são algumas das novidades no mundo. O Brasil através da ABRAT GLS (WWW.abratgls.com.br) está avançando cada vez mais. Informe-se, participe e apóie o turismo gay.

*Clovis Casemiro é gerente do segmento GLS da Tam Viagens, diretor da ABRAT GLS e da IGLTA (Internacional Gay and Lesbian Travel Association).

FOTO: Esquerda para direita,Clovis Casemiro; Prefeito de Berlim – último na extrema direita.

Há vinte anos, surgia no Brasil dois caubóis gays: Rocky e Hudson

Nossas gatas