in

Com repercussão nas redes sociais, campanha #EuSouGay quer ampliar debate sobre a homofobia

A recente onda de ataques homofóbicos em São Paulo motivou a jornalista Carol Almeida, 32, a lançar a campanha colaborativa #EuSouGay, que reunirá fotos de gays assumidos em seu blog oficial.

Nesta terça-feira, a repercussão foi tanta que a campanha entrou para os Trending Topics (TTs), os assuntos mais comentados do Twitter. "Não esperava [essa repercussão], mas fiquei muito feliz e hiperventilando um pouco quando vi o resultado", admite a recifense, que mora na capital paulista há dois anos e tem no currículo um prêmio Vladimir Herzog.

A jornalista diz que se sentiu incomodada com as manifestações discriminatórias nas redes sociais. "Meu mal-estar começou quando vi muita gente endossando esse tipo de violência sem qualquer pudor, particularmente aquelas incitadas recentemente por um deputado eleito pelo povo [ela se refere ao deputado do PP, Jair Bolsonaro]", explica. "Esse endosso estava em todos os lugares, em comentários de notícias, em 140 caracteres, em argumentos sem argumentos. E não era possível que essas pessoas fossem maioria, me recusava e me recuso a acreditar que há mais gente com ódio no coração do que compaixão."

De acordo com Carol, a ideia da campanha é enaltecer a identidade das minorias, posicionando-se politicamente em relação ao assunto. "Político no sentido de que todos nós temos um conjunto de princípios e opiniões que constituem uma posição ideológica", diz. "As redes sociais nos ajudaram a entender o que as pessoas pensam e como elas se posicionam diante do mundo, e todas elas têm rosto nas redes sociais."

Essencialmente, completa Carol, o projeto #EuSouGay abraça "todas as outras minorias em uma mensagem de amor ao próximo, de entendimento das diferenças." A popularidade da campanha não assusta a jornalista, que não teme ameaças de homofóbicos. "Reações negativas sempre vão existir, mas confesso que, diante do alcance que a campanha teve em tão pouco tempo, elas têm sido bem menores do que eu esperava. Ainda bem!", confessa.

Como participar
Para participar da campanha, basta enviar uma foto para o e-mail projetoeusougay@gmail.com, segurando um cartaz com a frase #EuSouGay. Essas fotos serão usadas em uma videomontagem que será editada pelo premiado cineasta Daniel Ribeiro, diretor de curtas como "Café com Leite" (2007) e "Eu Não Quero Voltar Sozinho" (2010), ambos de temática LGBT.

"Estou muito feliz porque a resposta tem sido ótima e já recebemos muitas fotos legais", adianta a jornalista. "As pessoas não apenas estão participando como dão opiniões, sugerem novas coisas e espalham a ideia entre os amigos."

Novo pocket show de Laura Finocchiaro continua em cartaz em SP

Clube Cabaret recebe mais uma festa da turnê do Disponivel.com