No sábado, dia 28 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT. Reunimos as comemorações que acontecerão em diversos quantos do Brasil.
Em São Paulo, a Ong ABCD´s – Ação brotar pela cidadania e diversidade sexual, vai realizar no saguão da Câmera Municipal de Santo André, na grande SP, uma exposição de fotos das três primeiras edições da Parada do Orgulho LGBT de Santo André.
A exposição será gratuita e ficará aberta ao público das 8h às 20h.
No Rio de Janeiro, o Grupo Cabo Free fará uma manifestação contra a homofobia na Praia do Forte, em frente ao Teatro Municipal a partir das 18h. Serão estendidas faixas e bandeiras do arco-íris e acesas 300 velas sobre a pequena duna de areias brancas.
Segundo o Presidente do Grupo, Claudio Lemos, "o momento é de chamarmos a atenção não apenas para os casos que ganharam a mídia Nacional como o dos Sargentos Laci e Fernando, de Brasília, perseguidos pelas forças armados após assumirem sua orientação sexual, mas também tornarmos visíveis casos como o da Sargento Fabiane, do 17º Batalhão Logístico de Juiz de Fora, expulsa da corporação após fazer a cirurgia de mudança de sexo, das professoras lésbicas Carmem e Noyr, exoneradas da Prefeitura de Campo Grande e de tantos outros casos de homofobia explícita dos quais ainda somos vítimas diariamente".
Na rua Farme de Amoedo, em Ipanema, será colocada em todos os postes elétricos bandeiras lembrando a comemoração aos 40 anos de Stonewall – o bar em Nova York onde gays e travestis se rebelaram contra ação policial, em 28 de junho de 1969, originando-se deste fato,a data da celebração do Orgulho LGBT.
O secretário municipal de Ação Social, Marcelo Garcia, diz que a escolha da Farme é "porque é a rua mais identificada com a cultura gay" e acrescentou "é o nosso Village" – bairro onde está situado Stonewall.
Curitiba
Na cidade de Curitiba, o documentário "Vida Fora do Armário" será exibido na noite de sexta-feira (27/06) às 20h na cinemateca. O evento antecede a Parada da Diversidade de Curitiba que ocorre no domingo, dia 29 de junho.
O documentário retrata histórias de vida de pessoas homossexuais: um gay, um casal de lésbicas, um transexual masculino, uma transexual feminina e uma heterossexual aliada da causa LGBT. O curta-metragem é uma realização da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) e foi produzido através de parceria com o Ministério da Cultura (MINC)
Recife
O Movimento Gay Leões do Norte realizará uma mesa de exposição e debates sobre os "20 anos de promulgação da Constituição Cidadã e os direitos cidadãos cujo acesso é negado à população GLBT" no auditório da OAB/PE (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco), às 18h.
Ao final dos debates, haverá o lançamento solene do selo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em homenagem a data, produzido em parceria com a Ong.
Salvador
A Câmera Municipal de Salvador promove na sexta-feira (27/06) uma sessão especial "DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY", às 19:00h, em seu Auditório.