No coração da Universidade de Houston, um novo curso de estudos afro-americanos, intitulado “Cowboy Carter Chronicles”, está desafiando as narrativas tradicionais sobre a história negra na América. Inspirado pelo álbum “Cowboy Carter” da artista Beyoncé, a professora Dr. Alicia Odewale lidera uma jornada educativa que se propõe a explorar as contribuições significativas dos negros no Oeste americano, indo além dos relatos comuns sobre a Proclamação da Emancipação e do Juneteenth.
O curso visa iluminar a rica tapeçaria das comunidades negras, especialmente as cidades negras que prosperaram no Texas e em Oklahoma. A professora Odewale enfatiza que, embora Juneteenth seja uma parte importante da história, existem inúmeras outras “caminhadas para a liberdade” que merecem ser exploradas. “Quero que vocês tenham uma apreciação mais profunda das cidades totalmente negras que desempenharam um papel crucial na construção desta nação”, afirmou.
Um dos tópicos discutidos em sala de aula foram as “sundown towns”, que eram comunidades onde os negros eram proibidos de permanecer após o pôr do sol. A aluna Janiyah Lewis expressou seu entusiasmo por aprender mais sobre a história do Oeste, destacando a importância de conhecer o passado em uma instituição predominantemente branca.
Os alunos não apenas estudam, mas também participam ativamente na curadoria das histórias de liberdade negra. Ao invés de exames tradicionais, o curso se concentra em produção cultural, onde os estudantes refletem sobre o que liberdade negra significa para eles e como essa liberdade é expressa em suas vidas. Além disso, o curso inclui excursões que permitem aos alunos se conectarem fisicamente com a história que estudam, utilizando narrativas, dança e até mesmo arqueologia para trazer a história à vida.
Molly Blanchard, uma estudante de pós-graduação, está auditando o curso devido ao seu interesse em Beyoncé e à sua própria pesquisa sobre processos de racialização em práticas de cuidado infantil. Ela ressalta a importância de aprender sobre a cultura e a história muitas vezes ignoradas, e está ansiosa para se envolver mais nas discussões em sala de aula.
Esse enfoque inovador e dinâmico não só amplia a compreensão dos alunos sobre a história negra no Oeste, mas também os encoraja a pensar criticamente sobre como essas histórias moldam o presente e o futuro. Ao final do semestre, os alunos terão uma compreensão abrangente de como a história negra se entrelaça com narrativas mais amplas de liberdade e resistência, criando um espaço para a celebração das contribuições culturais e históricas da comunidade negra.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes