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“Como o Curso ‘Cowboy Carter’ da Universidade de Houston Está Transformando a Narrativa da História Negra no Velho Oeste”

"Como o Curso 'Cowboy Carter' da Universidade de Houston Está Transformando a Narrativa da História Negra no Velho Oeste"
"Como o Curso 'Cowboy Carter' da Universidade de Houston Está Transformando a Narrativa da História Negra no Velho Oeste"

A professora Dr. Alicia Odewale, da Universidade de Houston, está revolucionando o ensino da história negra com sua inovadora disciplina intitulada “Cowboy Carter”. Usando a aclamada obra de Beyoncé como base, Dr. Odewale busca resgatar e dar visibilidade às narrativas frequentemente esquecidas sobre a resistência e a liberdade dos negros no Velho Oeste americano. Através deste curso, que começará no semestre da primavera de 2025, os alunos serão levados a explorar a rica história das comunidades negras, dos cowboys e da música country, que muitas vezes são ofuscadas pelos relatos tradicionais da história americana.

Dr. Odewale, que é uma proeminente arqueóloga da diáspora africana, utiliza sua experiência para conectar os alunos com as histórias de seus antepassados, destacando a presença e a contribuição dos negros na construção da sociedade americana. Ela enfatiza a importância de descobrir e valorizar os objetos históricos deixados por esses indivíduos, como um conjunto de chá infantil encontrado nas Ilhas Virgens, que revela a vida cotidiana das crianças afrodescendentes durante a escravidão.

O objetivo da classe é desmistificar a narrativa predominante que ignora a contribuição negra e iluminar os diversos caminhos que levaram à liberdade, além da conhecida história do Juneteenth. Beyoncé serve como uma entrada poderosa para esta discussão, com músicas que refletem a espiritualidade, a educação e a luta por melhores condições de vida para as famílias negras.

Os alunos participarão de atividades interativas, incluindo visitas a locais históricos significativos dentro da comunidade negra de Houston, onde poderão refletir sobre a liberdade e as experiências coletivas dos negros. Ao construir um currículo colaborativo, os alunos terão a oportunidade de decidir quais leituras e recursos desejam incluir, promovendo um aprendizado ativo e engajado.

Este curso é uma oportunidade única para os alunos não apenas aprenderem sobre a história negra, mas também para se envolverem com essa narrativa de forma crítica e reflexiva. A professora Odewale acredita que a história da liberdade negra é muito mais abrangente do que os eventos do Juneteenth e que há uma riqueza de experiências que ainda precisam ser contadas e honradas. Com sua abordagem inovadora e inclusiva, Dr. Odewale está preparando a próxima geração para uma compreensão mais rica e complexa da história americana, especialmente em relação à contribuição dos negros e à luta contínua por justiça e igualdade.

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