O site do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra fez uma matéria abordando a realidade dos gays militantes do MST. Jarbas, Nilton, Lucas, Naiara, Talles, Rogério e Mariana, são alguns dos LGBT que têm suas histórias de vida e amor, sonhos e percepções contadas no texto.
Dentro da organização, gays, lésbicas, cross dressers e travestis mostram como vivem em harmonia com os demais em relação à sua sexualidade, ainda que algumas piadinhas sejam feitas vez ou outra. "Muita gente no MST tem essa opção (sic). As relações no Movimento são mais próximas, aí a gente acaba se descobrindo mais e se aceitando também, né? A vivência no MST permite a gente ter uma aceitação melhor, tanto pessoal quanto coletiva", declarou Nilton, um dos militantes que atua na secretaria estadual do Paraná.
A polêmica "banheiro X transexuais" também é comentada, e é um dos pontos a serem debatidos em meio à luta por mais espaço para discutir a homossexualidade. Gilmar Mauro, da coordenação nacional do Movimento, diz que a causa LGBT é uma "linha política" do Movimento.