Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Confira os hinos gays anteriores a “Born This Way”, de Lady Gaga

Lady Gaga acaba de lançar "Born This Way", seu novo single, anunciando-o como um novo hino gay. Em vista disso, a revista "Advocate" elencou os antepassados desta música: ou seja, os hits que foram hinos gays nas décadas passadas.

Selecionamos aqui um ranking com os mais significativos na lista de 13 faixas selecionadas pela publicação. Confira os vídeos do nosso Top Five dentro do Top 13 da "Advocate".

13. "Don’t Tell Me" – Madonna (2000)

12. "We R Who We R" – Kesha (2010)

11. "Don’t Make Me Over" – Dionne Warwick (1962)

10. "Go West" – Pet Shop Boys (1993) – A faixa é na verdade uma regravação a partir da canção original do grupo Village People, gravada em 1979. Mas a versão dos Pet Shop Boys tornou-se definitiva, com sua imponência épica.

9. "True Colors" – Cyndi Lauper (1986) – Repleta de significados e simbologias, é talvez a maior obra-prima da artista que chega ao Brasil esta semana. A letra diz tudo. Aqui, Cyndi surge com a versão acústica apresentada em São Paulo em 2008. Quem estava lá, chorou.

8. "Raise Your Glass" – Pink (2010)

7. "This is My Life" – Shirley Bassey (1961)

6. "Defying Gravity" – Elphaba em "Wicked" (2003) – A música é parte integrante do musical da Broadway "Wicked", de 2003, um dos maiores sucessos do ramo. Idina Menzel interpreta Elphaba, a eterna deslocada social, vítima de bullying por ser "diferente". Como em "True Colors", a letra fala dos desafios e obstáculos para viver sendo quem se é. Arrebatadora e inesquecível, a canção é um petardo. 

5. "Firework" – Katy Perry (2010)

4. "I’m Coming Out" – Diana Ross (1980)

3. "I Will Survive" – Gloria Gaynor (1978) – Inevitável nesta lista. O maior clássico "disco" da história é também um manifesto pela sobrevivência – apesar de sua intérprete ter, posteriormente, renegado a canção e tentando desvinculá-la de qualquer conotação gay. Evidentemente, não conseguiu.

2. "Beautiful" – Christina Aguilera (2002)

1. "I Am What I Am" – Albin em "A Gaiola das Loucas" (1983) – Vencendo o ranking, esta faixa que foi composta por Jerry Herman para o musical da Broadway "A Gaiola das Loucas", baseado no filme homônimo de 1978, e que estreou nos palcos em 1983 – atualmente, inclusive, está em cartaz no Brasil, com Miguel Fallabella e Diogo Vilela. O ator George Hearn, interpretando Albin, entoava a canção no palco. Curiosamente, Gloria Gaynor depois "abduziu" a canção, gravando-a em 1984, fazendo assim a versão definitiva da música. 

Sair da versão mobile