E parece mesmo que as coisas estão mudando na ilha de Castro. O Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX) divulgou programação para a o dia 17 de maio, data mundial da luta contra a homofobia.
No comunicado do CENESEX eles afirmam contar com o apoio de varias insitituções do Estado, do governo e da sociedade civil. Na chamada convocam a todos para participar de um programa repleto de atividades culturais e educativas voltadas para conscientizar a população cubana quanto aos meios de discriminação por conta da orientação sexual e identidade de gênero.
Entre as várias intenções do evento eles pontuam a pretensão de sensibilizar os diferentes grupos que compõem o povo de cuba, promover condições familiares e sociais para que se permita o exercício pleno dos direitos sexuais dos homens e mulheres em seus contextos particulares, e assim evitar a exclusão por conta da orientação sexual.
Além da parte educacional haverá também a política, onde intencionam pressionar o governo cubano a executar trabalhos institucionais – Programa Nacional de Educação Sexual – dessa maneira garantir o respeito e dignidade da população homossexual e principalmente das transexuais. Haverá também discussões sobre o HIV e pessoas portadoras do vírus.