in

Cuba realiza marcha contra homofobia

Pela segunda vez consecutiva Cuba realizou uma marcha e eventos no Dia Mundial Contra a Homofobia (17/05), em Havana e também em outras províncias. Participaram da caminhada gays, lésbicas, transexuais, travestis e o público em geral que, depois de caminharem, realizaram atividades no Gala Cultural.

Também houve atividades no Pavilhão Cuba, sede da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), com presença de lésbicas, bissexuais e transexuais. Nas ruas os grupos realizaram uma passeata contra a homofobia, com um detalhe: esta foi a primeira da história da ilha de Fidel a ser organizada diretamente por homossexuais.

A grande incentivadora das comemorações contra a homofobia e de outros eventos ligados ao tema LGBT é Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, e que está à frente do Centro Nacional de Educação Sexual (CENSEX). A parlamentar enfrenta represálias dentro do Partido Comunista de Cuba, porém, sempre que entrevistada ela diz que não irá parar e todas as atividades programadas são levadas a cabo.

À imprensa ela declarou que tem os seus momentos de "altos e baixos". "Às vezes acho que estamos à frente, em outros eu penso que nós estamos indo muito devagar. O que sabemos é que temos de continuar trabalhando", declarou.

Gays fazem beijaço neste sábado em Brasília

Bubu Só para Elas