in

Curta sobre Clara Nunes destaca o mundo gay

"A Tal Guerreira", filme de estréia de Marcelo Caetano, conta a história do mito profano formado em torno de Clara Nunes após sua morte. O curta faz um paralelo com o mundo gay e será exibido entre os dias 22 e 25/8, no Centro Cultural São Paulo, Shopping Bourbon e Cinemateca. As sessões acontecem no 19º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo – entre os dias 21 e 29 de agosto.

A produção, de 14 minutos, é uma narrativa composta por um rádio no cemitério, go go boys nos atabaques e uma televisão no terreiro.

Para contar a história, o diretor acompanhou um grupo de umbandistas de Sorocaba, que cultua Clara com romarias anuais a seu túmulo. Eles também conservam um templo colorido em sua homenagem. Em paralelo, o vídeo acompanha uma travesti que incorpora a cantora em uma boate gay. O diálogo entre o Templo e a travesti é o fio condutor da produção.

Agora, Marcelo Caetano vai preparar seu segundo filme, "Itaquera em 6 Movimentos", um dos selecionados na segunda edição do projeto História dos Bairros de São Paulo.

Serviço:
A Tal Guerreira
Festival de Curtas de São Paulo
(22/08) – 16H – Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
(24/08) – 17H – Espaço Unibanco Bourbon
Rua Turiassu, 2100 – 3º Piso
(25/08) – 20H – Cinemateca – Sala Petrobrás
Lgo. Senador Raul Cardoso, 207

Mizuage

Galeria: Thiago Rodrigues, o favorito