in

Curtas trash gays são exibidos no carioca Cineclube LGBT nesta sexta-feira

O tradicional Cineclube LGBT, organizado pelo cineasta Aleques Eiterer, continua com força total. O evento acontece mensalmente, no Rio de Janeiro, no lendário Cinema Odeon Petrobrás, na Cinelândia, e exibe sempre uma seleção de curtas-metragens brasileiros de temática LGBT.

Nesta sexta-feira (29), mais um Cineclube LGBT acontece, e desta vez, sob o tema: "Sessão Trash". Para honrar o nome, o curador Aleques selecionou uma coletânea impagável de clássicos do universo dos curtas gays brasileiros.

Os filmes são: "Serial Clubber Killer" (94) e "Selma & Denise" (95), ambos de Duda Leite e Gigi Mathias; "Os Clubbers Também Comem" (99) e "A Cama do Tesão" (foto, 2000), ambos de Lufe Steffen, e "As Fugitivas" (2007), de Otávio Chamorro.

Todos esses filmes foram exibidos em festivais e mostras dentro e fora do Brasil, ao longo dos últimos anos – e todos fizeram parte do Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, com direito a prêmios: "Os Clubbers…" recebeu Prêmio Especial do Júri na 7ª edição do evento; "As Fugitivas" levou Melhor Roteiro na 16ª edição do Festival; e "Serial…" também levou Prêmio Especial, na 2ª edição do Mix Brasil.

Em comum, os cinco filmes exibem uma estética kitsch e vintage, com variações de estilo, mas sem dúvida algumas referências básicas para todos: influência do cinema de Pedro Almodóvar, das pornochanchadas brasileiras dos anos 70 e de filmes underground de realizadores como Bruce LaBruce e Andy Warhol.

Comandando a noite, a drag Rose BomBom destila sua irreverência. Após a projeção, acontece uma festa no próprio local, com som do VJ Great Guy. Enfim, uma noite imperdível.

Serviço:
Cineclube LGBT – Sessão Trash
Cinema Odeon Petrobrás
Praça Floriano, 07 – Cinelândia – Rio de Janeiro
Sexta – 29/04 – 21h
R$ 14 e R$ 7
www.cineclubelgbt.com.br

Educação depende do sexo?

José Victor fala dos 4 anos da Blue Space em Brasília; festa terá show de Joe Welch