in

USA: Warum sich LGBT-Aktivisten gegen den schwulen Vorkandidaten der Demokraten stellen

Pete Buttgieg
Foto: Reproduktion

Pete Buttigieg é o único pré-candidato gay do Partido Democrata às eleições presidenciais a acontecerem em novembro deste ano. Entretanto, o fato de ex-prefeito de South Bend, Indiana, ser gay é insuficiente para conquistar o voto da população LGBT dos Estados Unidos.

Nas últimas semanas, anda circulando pelo noticiário internacional que ativistas têm protestado em eventos de campanha de Buttigieg, confrontando o candidato.

Nach Guardian, em recente evento para levantar fundos em São Francisco – cidade icônica do ativismo LGBT nos EUA -, ativistas protestaram tanto do lado de dentro quanto de fora do comício, acusando Buttgieg de ter propostas socioeconômicas elitistas.

“É difícil de apoiá-lo quando as falas dele estão são tão ‘meio do caminho’ e se dirigem principalmente ao público branco e de classe média alta”, disse ao jornal britânico a ativista Celi Tamayo-Lee.

“Nós merecemos coisa melhor”, disse outra ativista, Adiel Pollydore. “As pessoas que interromperam o evento são todas LGBT e não brancas. Nós podemos desejar que o candidato gay fazer o melhor pelas comunidades queer e não brancas. Não há nada de homofóbico nisso”, contou, respondendo a comentários de apoiadores de Buttigieg que chamaram os ativistas de “homofóbicos”.

Segundo pesquisas, o pré-candidato de fato tem tido dificuldade de atrair uniformemente os votos dos LGBT americanos. Os eleitores do ex-prefeito South Bend são, majoritariamente, conservadores, de meia idade ou idosos, e pessoas cujos ganhos anuais chegam a US$ 100 mil ou mais.

Aparentemente, os LGBT americanos estão exigindo não apenas atenção às pautas do movimento, mas também um olhar especial à desigualdade socioeconômica.

Buttgieg venceu as primárias em Iowa, mas perdeu as seguintes, em New Hampshire, para Bernie Sanders – o candidato socialista que mais tem atraído o voto LGBT.

Ambos são os principais candidatos dos Democratas à oportunidade de enfrentar Donald Trump nas urbnas em novembro.

Ari Areia

Ari Areia wird der erste offen schwule Staatsabgeordnete in Ceará sein

Jonas Sulzbach

Jonas Sulzbach deutet auf Instagram an, wie wir es mögen: ohne Hemd