in

Debaixo de chuva, comunidade gay da Zona Leste celebra a diversidade

Quando o assunto é diversidade em São Paulo, os primeiros lugares que vêm à cabeça são o centro da cidade e a Avenida Paulista. No entanto, ser gay longe desses núcleos e sentir o preconceito na pele não é tarefa para qualquer um. No último domingo (23/11), a praça da Antiga Estação de Trem de Itaquera foi palco da 3ª Parada LGBT da zona leste. Ao longo do dia, mesmo com chuva, a organização estima que passaram pelo local cerca de 1,3 mil pessoas.

A celebração estava marcada para o meio-dia no metrô Itaquera, mas nesse horário era possível contar os gays presentes no local com o dedo das mãos. Um trio vazio dava uma expectativa positiva ao ambiente. Mesmo assim, tímidos, os LGBTs demoraram a descer da passarela para ficar junto ao carro. De longe, eles olhavam o movimento com certo receio.

Início
Por volta das 13h, a drag Dindry Buck subiu no carro e gritou. "Gente desça aqui" e após cantar o hino nacional à capela, agradeceu à prefeitura de São Paulo, à Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) e à polícia civil e militar pelo apoio. No embalo do Dj André Pomba, o comboio, formado por cerca de 300 pessoas, seguiu pela Avenida Nova Radial até o centro.

No caminho, a felicidade dos jovens homossexuais era visível. Alguns dançavam em volta dos postes. Ao redor, carros passavam entoando buzinas, muitas vezes com xingamentos. Outros curiosos, da janela ou de cima de lajes, acenavam de suas casas com sentimento de aprovação.

Durante a tarde toda, o Dj Alê Nascimento da Blue Space comandou a celebração, interrompida pela chuva. Eram 17h quando a tempestade caiu e transformou a pista num lamaçal. Muita gente foi embora ou se escondeu em lugares cobertos, como o ponto de ônibus. Outros, corajosos, continuaram lá a espera dos acontecimentos mais esperados do dia, a presença de Silvetty Montilla e o concurso de drag queens. Os presentes se dividiam em grupos de amigos e os beijos, característicos das Paradas gays, eram escassos.

Silvetty Show
Sua presença era um mistério, mas Silvetty não decepcionou os fãs e apareceu no palco poucos minutos depois do fim da chuva. Em uma apresentação das mais engraçadas, a drag arrancava risadas com suas palavras. "Eu cheguei de Iate", afirmava.

Quando desceu do palco, Silvetty deu lugar para Bill da Pizza e Dindry Buck. Juntas, elas anunciaram o concurso de melhor drag da Zona Leste. Eram 5 concorrentes na disputa, entre elas, Verônica Drag. Inscrita na última hora, ela dançou, cantou e mesmo com a peruca no chão, continuou sua apresentação até o fim. A superação arrancou aplausos da multidão. Mas, com 5 votos do júri – que tinha a presença de Salete Campari – Ariadna Shine se tornou a melhor drag da zona leste e além de se apresentar em casas noturnas da região, ganhou um vestido do estilista Robson Junior.

Rede social OurChart.com deixará de ser atualizada

Let it Be!