in

Deputada homenageia o Dia da Visibilidade Lésbica

Na próxima sexta-feira (29), a deputada distrital Érika Kokay promoverá Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a partir das 15h. A data – 29 de agosto – marca o início do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, o SENALE, ocorrido em 1996 na cidade do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 100 mulheres lésbicas e bissexuais de todo o país.

“Ainda em 2008, as lésbicas lutam pelo seu espaço nas esferas de elaboração de políticas públicas, buscando ser contempladas como cidadãs de direitos. O machismo impregnado nos 508 anos da história do Brasil, aliado à cultura da heterossexualidade branca e classista, reserva às mulheres lésbicas e bissexuais um lugar à margem da sociedade, em plena era de globalização e ‘desenvolvimento social’. Para nós, mulheres lésbicas e bissexuais, não há política de saúde, educação, emprego e renda, cultura, capacitação profissional, nem mesmo de prevenção a DST e Aids – só para citar alguns exemplos de exclusão e desigualdade”, observa Jandira Queiroz, militante da Sapataria – Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do DF.

Este mês, a Sapataria e o Coturno de Vênus, duas das mais importantes entidades de lésbicas organizadas do Distrito Federal, promoveram uma ampla programação de debates políticos e eventos culturais com o objetivo de promover a cidadania e a visibilidade lésbica. A programação termina no próximo domingo (31), quando será realizada a IV Parada Lésbica, que traz como tema “Mulher com Mulher dá: Política”.

Os Sapatos de Aristeu

RJ: Búzios terá Parada LGBT no mar em outubro