Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Deputado Jean Wyllys é um dos homenageados do Prêmio Rio Sem Preconceito; saiba mais!

Aconteceu na noite de terça-feira (26), no Teatro Carlos Gomes, no centro do Rio de Janeiro, a entrega do Prêmio Rio Sem Preconceito, promovido pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura.

Diversas personalidades foram homenageadas por sua luta e contribuição, de alguma maneira, para o fim da discriminação.

A cerimônia de entrega do prêmio foi apresentada por Dira Paes e Aloísio de Abreu, que recentemente produziu vídeos para conscientizar a importância da criminalização da homofobia.

Entre os homenageados não podia faltar o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que dedicou o prêmio à ativista e prostituta Gabriela Leite, criadora da ONG Davida e da grife Daspu, que faleceu no mês de outubro. "Gabriela Leite merecia receber este prêmio se aqui estivesse", afirmou o deputado.

A atriz Glória Pires foi homenageada por seu belíssimo trabalho no filme "Flores Raras", em que interpretou a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, que viveu um romance com a escritora norte-americana Elizabeth Bishop.

Em seu discurso de agradecimento, Glória declarou que se solidariza com a luta da comunidade LGBT e ressaltou que ainda há muito o que se fazer. As cantoras Daniela Mercury, Preta Gil e Ellen Oléria, lésbica assumida vencedora do The Voice, também foram homenageadas.

A cantora baiana levou sua esposa, Malu Verçosa, ao palco e trocaram um beijo. Em sequência, Daniela criticou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. "Eu queria dizer ao deputado que eu não cito mais o nome: Deus não quer ninguém que incite o ódio entre as pessoas. Fica aqui o meu protesto. Me irrita todos os dias saber que esses deputados ainda estão lá", declarou.

O autor de novela Walcyr Carrasco também recebeu o prêmio e falou sobre o polêmico personagem Félix de "Amor à Vida".

"Eu quis explorar essa bicha má não por ser engraçado, mas para expor esse ódio que ele sentia de si mesmo e isso vinha da homofobia que ele sofria dentro de casa. Homofobia é o cara que diz eu não tenho preconceito, só não quero que meu filho seja gay", declarou Carrasco.

Padre Beto, que foi ex-comungado da diocese de Bauru por defender a homossexualidade, também foi lembrado na noite de celebração. "A postura da Igreja Católica é homofóbica. Em um país como o nosso. izer que usar camisinha é pecado, é uma grande ignorância. Durante 14 anos orientei jovens. O desamor é que não vale", ressaltou.

Homenageado, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não pôde comparecer à entrega do prêmio.

Ainda entre os premiados, a transexual e ativista Bruna Lorrane foi a vencedora do voto popular, como o A Capa havia adiantado.

A noite de premiação contou ainda com show de Daniela Mercury, Preta Gil e uma emocionante apresentação de bailarinas deficientes visuais da Associação de Ballet e Arte para Cegos Fernanda Bianchini.

Sair da versão mobile