O deputado federal David Sanchez irá apresentar em fevereiro uma proposta de reforma ao Código Civil do México para legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Do partido Revolução Democrática (PRD), o parlamentar assumiu publicamente em 2007 a sua homossexualidade e desde então luta nas fileiras de seu partido, o segundo mais forte do México, para conquistar os direitos da comunidade LGBT.
Segundo relatou aos meios de comunicação mexicanos, David conta com o apoio de parte dos legisladores. O seu projeto prevê ainda a reforma de 30 artigos do Código Civil, com foco no artigo 146, que define as uniões matrimoniais. Em 2007, a Cidade do México aprovou a Lei da Convivência, que autoriza as uniões civis entre homossexuais.
A referida Lei permite aos casais do mesmo sexo terem acesso aos mesmos direitos que tem as uniões heterossexuais. Porém, não reconhece enquanto união matrimonial e não tem validade frente a constituição. Por isso, o interesse do deputado em alterar o código civil.