Os desenvolvedores LGBTQIA+ estão encontrando uma série de desafios no campo de desenvolvimento de jogos. Particularmente naqueles jogos que buscam espelhar a diversidade e a inclusão de sua comunidade. Eles têm batalhado para alcançar a visibilidade e o reconhecimento necessários em um setor dominado, na grande maioria das vezes, por personalidades e produções heteronormativas.
Essas são as principais dificuldades enfrentadas pelos desenvolvedores LGBTQIA+ de jogos, que estão se destacando cada vez mais no setor, mas, por outro lado, também estão em confronto com os obstáculos estruturais impostos pela indústria.
“Falta de recursos, investimento e oportunidades são questões que ainda assolam desenvolvedores LGBTQIA+ da indústria de jogos. Há a necessidade de estarmos cada vez mais unidos para enfrentar esses desafios.”
Esses foram alguns dos principais pontos discutidos pelos desenvolvedores LGBTQIA+ do jogo “A New Hope”, um game indie que vem ganhando espaço no mercado por sua representatividade e inclusão marcantes. Mesmo que ainda haja desafios a serem superados, os desenvolvedores acreditam que este é o caminho certo a seguir.
Juntos, eles estão inovando e refazendo as definições convencionais de jogabilidade, narrativa e design para aumentar a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ na indústria de jogos. Seu principal objetivo é criar um ambiente inclusivo e diverso no universo dos jogos, tornando-o um espaço seguro para todos.
Apesar de todas as adversidades, eles têm a esperança de que um futuro mais inclusivo e diversificado nos jogos é possível, principalmente com o foco cada vez maior no público LGBTQIA+.
Enquanto continuam a enfrentar desafios, os desenvolvedores LGBTQIA+ estão fazendo história no setor de jogos e mostram que, apesar da indústria ainda ter um longo caminho a percorrer, eles estão aqui para ficar e fazer a diferença.
Estas são as vozes que devem ser ouvidas na indústria de jogos, e suas experiências e histórias são as que trarão maior diversidade e inclusão para o universo dos games no futuro.