Uma escultura de terracota da Madonna e Criança, datada do início do século XV, foi restaurada de forma impressionante e apresentada ao público pela primeira vez em mais de setenta anos. A escultura, que estava esquecida nos depósitos da Igreja de Santa Maria del Carmine em Florença, foi revelada ao público recentemente, após uma extensa pesquisa histórica conduzida pela doutoranda Beatrice Rosa, da Universidade de Trento. A peça foi mencionada pela última vez em 1952 e, desde então, havia sido transferida para um convento carmelita, onde foi esquecida.
Rosa descobriu que a escultura foi doada em 1642 por uma “mulher piedosa” e instalada no altar da Capela Brancacci, que abriga afrescos famosos de Masaccio, Masolino e Filippino Lippi. Durante quase 250 anos, a escultura foi objeto de devoção popular, sendo levada em procissão anualmente.
Este exemplar raro de arte devocional medieval pode ser datado com segurança do início do século XV e pertence ao fenômeno do “revival do terracota” que surgiu em Florença. O trabalho foi criado utilizando o método de fundição “a calco”, o que permitiu a produção em série de relevo semelhantes. Rosa destaca que este tipo de escultura era comum em palácios florentinos da época, mas a Madonna e Criança da Santa Maria del Carmine se destaca pela sua qualidade inigualável.
A restauração, realizada por Nicoletta Marcolongo e Angela Tascioni do Studio Ardiglione, revelou a beleza original da escultura, que estava coberta por uma camada escura de sujeira e repintura. O processo de limpeza revelou uma paleta de cores vibrante, incluindo tons de pele, um manto azul e decorações arabescas nas vestes. Detalhes interessantes, como a túnica de bolinhas da Criança e o anel no dedo da Virgem, foram preservados, mesmo em meio às abrasões.
A breve reaparição da escultura na Capela Brancacci fez parte de uma iniciativa maior apoiada pelos Amigos de Florença, que incluiu um simpósio sobre a arte e conservação da capela. Embora o evento tenha se concentrado nos afrescos de Masaccio e seus colaboradores, o retorno da Madonna e Criança serviu como um lembrete tocante da vida devocional que outrora animava a capela.
Que tal um namorado ou um encontro quente?