Os International Portuguese Music Awards (IPMA) terão sua 13ª edição no dia 12 de abril de 2025, no Centro de Artes Performativas de Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Este evento anual é uma celebração da música e cultura lusófona, reconhecendo artistas de origem portuguesa em diversas categorias. Este ano, destacam-se entre os nomeados os cantores Diogo Piçarra, Carolina Deslandes, Toy e Marco Rodrigues, que competem em várias categorias.
Na categoria de “Song of the Year”, as canções em disputa incluem “Boys Don’t Cry” dos The Black Mamba, “Algo Mais” de Milhanas, “Chelas” de Sara Correia em parceria com Gloria Groove, e “Imperial é Fino” de Ana Bacalhau em colaboração com Cláudia Pascoal. A categoria de “Fado” conta com Diogo Clemente, Beatriz Felício, Ana Margarida Prado e Marco Rodrigues como concorrentes. No segmento de “Popular Music”, Toy, Edmundo Inácio, 4 Mens e Quim dos Apitos também estão na disputa.
Os artistas de “Pop” incluem Diogo Piçarra e Carolina Deslandes, enquanto Branko e Supa Squad competem na categoria de “Rap/Hip-Hop/Dance”, ao lado de Nick Souza do Canadá e Aragão de Portugal. A categoria “Traditional” reúne Ana Bacalhau, Tiago Nacarato, Joana Alegre & Elisa Rodrigues e Os Pêgas, enquanto “World Music” tem como concorrentes Vargas Monteiro (Estados Unidos), Abiu Eduardo (Angola), Milhanas (Portugal) e Denis Mota (Estados Unidos).
As categorias de “Rock” e “Instrumental” trazem uma mistura de talentos de diversas nacionalidades, com destaque para Marco Filipe Gomes Santos, Marta Pereira da Costa, Louis Simão & Carlos Bernardo (França) e TerraSul. O prêmio de “New Talent”, que oferece 2.000 dólares, será disputado entre Luizinho (Estados Unidos) e Serena Kaos (Reino Unido).
A cerimônia promete ser um espetáculo, com performances de artistas como Fernando Daniel, João Pedro Pais, Augusto Canário, Cremilda Medina, Jorge Silva, The Manic Boys and Girls Club e Tito Paris. Rhode Island é notável por sua forte ligação à cultura portuguesa, com quase 10% da população de origem portuguesa e o idioma português sendo um dos mais falados na região. Este evento não apenas destaca a música de artistas lusófonos, mas também a rica cultura que eles representam.
Quer ficar por dentro de tudo que rola? Dá aquele follow no Insta do Acapa.com.br clicando aqui e cola com a gente nas notícias mais quentes