As “Matryoshkas” são a marca da Rússia em suvenir. A arte artesanal trata-se de pequenas bonequinhas que se repetem em escala decrescente de tamanho, ou seja, da maior para a menor.
Pensando nisso como um símbolo russo, designers ingleses da agência “Mother and the Kaleidoscope” resolveram criar a 'versão gay' das Matryoshkas retratando ícones assumidos em protesto à homofobia no país.
O projeto se chama “Para a Rússia com Amor” e traz as miniaturas de Elton John, George Michael, Stephen Fry, Graham Norton e Tom Daley.
"Os ataques contra gays estão subindo na Rússia. Um país onde a homossexualidade tem sido classificada como uma doença mental desde 1999. Então, neste Natal, a agência está enviando nossa versão da Matryoshkas com muito amor”, declarou a diretora de comunicação da "Mother and the Kaleidoscope", Liam Fay.
As fofas bonequinhas com os ícones gays ficaram até o dia 22 de dezembro em leilão pelo site de projeto.
O dinheiro arrecado será doado para a instituição The Kaleidoscope Trust, que presta serviço à comunidade LGBT da Rússia. Uma caixinha com as Matryoshkas também será enviada à embaixada russa em Londres.