Segundo a 6ª Pesquisa de Demanda Turística no Rainbow Fest, mais de dez mil turistas injetaram R$ 4 milhões na economia de Juiz de Fora durante o Rainbow Fest, promovido pela ONG MGM – Movimento Gay de Minas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29/11, pelo MGM em parceria com a Rumos, empresa júnior do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo aponta ainda que a maioria dos turistas do Rainbow Fest tem entre 14 e 32 anos (62%), é do sexo masculino (81%), homossexual (70%), com renda mensal entre 3 e 7 salários mínimos (61%), ensino superior completo ou em curso (55%), soube do evento por meio de amigos (48%) e veio a Juiz de Fora de carro (56%). “O evento está crescendo mais rápido que a capacidade hoteleira da cidade. E os recursos que o Rainbow Fest atrai para Juiz de Fora cresce a cada ano porque está aumentando o período de permanência do turista na cidade”, avalia o presidente do MGM, Oswaldo Braga. Dos turistas que vão para o evento, 14% chegam no começo da semana e 28% ficam alguns dias após seu encerramento no domingo. Os números alcançaram as expectativas da ONG. Foram entrevistados 463 turistas entre os dias 23 e 26 de agosto deste ano. A análise dos dados foi acompanhada pelo professor de estatística da UFJF, Alfredo Chaoubah. Para os interessados, os dados completos com gráficos comparatidos podem ser obtidos através do MGM, que fica na Rua São Sebastião, 345, 2° andar. Telefone: (32) 3218 7496. Outros dados da pesquisa: 24% dos entrevistados estavam no evento pela primeira vez; 7% dos entrevistados dizem ter sofrido preconceito em hotéis ou espaços públicos; 42% dos turistas são do Rio de Janeiro, contra apenas 11% de São Paulo; 36% dos turistas dizem ficar em casa de amigos; 48% pretendiam gastar entre R$101 a R$500 por dia; 22% faziam compras nas horas de lazer; 10% freqüentavam restaurantes; 70% dos entrevistados disseram usar camisinha sempre;