Dia 29 de agosto foi estabelecido como o dia oficial no calendário de comemorações, para que haja visibilidade para as mulheres homossexuais brasileiras. Quase sempre despercebidas pela sociedade e pelos meios de comunicação, seja por conta da discriminação de que sofrem todas as minorias, seja por serem mais discretas que gays e transgêneros, as lésbicas se mobilizam para serem vistas como um grupo diferenciado e autônomo.
Nesse sentido, a Editora Malagueta, organiza no próximo dia 28 de agosto, na Livraria da Vila, um encontro voltado para a discussão da diversidade e da produção literária lésbica, intitulado: Lésbicas: 10 escritoras brasileiras.
Serão dez autoras de literatura lésbica de diversas idades e origens, publicadas por diferentes editoras, que abordarão temas presentes em suas próprias obras, bem como o porque de focarem sua produção em mulheres homossexuais.
Veja abaixo as escritoras presentes no encontro (em ordem alfabética), que será mediado por Laura Bacellar:
Adriana Agostini
Nasceu em Juiz de Fora e vive em Belo Horizonte desde 1992. Iniciou sua carreira na Rede Globo de Juiz de Fora, como coordenadora de produção comercial, e atuou como repórter da área econômica dos principais jornais de Minas. Graduada em Comunicação Social e em Direito, é Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Na área acadêmica, dedica-se a pesquisar temas relativos à lesbianidade e séries de TV. É autora de Lésbicas na TV – The L Word, em lançamento pela Editora Malagueta.
Bertha Solares
Persona pública de Maria Bueno Bastos, historiadora e escritora, com apreço por viagens e palavras. Publicou dois livros pela Editora Brasiliense: Um ano, dois verões (2001) e Dores, amores e pincéis (2002). Numa produção independente do Clube dos Autores: Cidades e destinos (2010). Vive atualmente à beira mar, na cidade de Praia Grande.
Drikka Silva
Jovem autora lésbica com contos da internet, Drikka está entre as favoritas do site Livre Arbítrio, onde tem quatro contos, tendo também postado no site Xana in Box. É autora de Glamour, livro no prelo pela Editora Malagueta.
Karina Dias
Nascida no Rio de Janeiro em 1979, reside atualmente em São Paulo, onde cursa Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu. É autora de dez romances e um conto de temática lésbica postados na internet, entre os quais De repente é amor, Simplesmente irresistível, e Quando o amor acontece. Já foi votada a autora mais interessante do site Xana in Box e é muito popular nos sites de literatura lésbica. Aquele dia junto ao mar é seu primeiro romance, publicado em forma de livro pela Editora Malagueta em 2009, e um dos grandes favoritos das leitoras.
Lúcia Facco
Carioca, graduada em Letras (Português-Francês ), especialista e mestre em Literatura Brasileira , doutora em Literatura Comparada pela UERJ, crítica literária e escritora. Durante todo o seu caminho como pesquisadora, vem buscando compreender as manifestações do homo-erotismo na literatura. É autora de As guardiãs da magia, publicado pela Editora Malagueta em 2008; Era uma vez um casal diferente, sua tese de doutorado sobre homofobia na literatura infantil, publicada pela Summus em 2009; As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea, publicado em 2004 pelas Edições GLS, ganhador do Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos na categoria Cultura-Literatura; e Lado B: histórias de mulheres, livro de contos publicado em 2006 pelas Edições GLS.
Mariana Cortez
Conhecida por seus contos publicados em sites de literatura lésbica, e editora formada em Letras, especializada em Língua Portuguesa. Participou da coletânea de contos Elas contam e, atualmente, escreve para o portal Livre Arbítrio, tendo um original no prelo também pela Editora Malagueta.
Naomi Conte
Gaúcha transplantada para o Rio de Janeiro, Naomi é formada em Matemática e mantém o blog Contos Interditos. É autora de A livraria da esquina, livro de contos publicado pelas Edições GLS em 2007.
Stella Ferraz
Paulistana formada em Letras pela USP , trabalha há muitos anos com comunicação e marketing. É autora de três obras de temática lésbica publicadas pela Editora Brasiliense: Preciso te ver, Pássaro rebelde e A vila das meninas.
Valéria Melki Busin
Lésbica assumidíssima, envolvida em ações de visibilidade e respeito pela diversidade há muitos anos, é psicóloga e atualmente trabalha na organização Católicas pelo Direito de Decidir. É autora de dois livros muito queridos pelas leitoras, publicados pelas Edições GLS: O último dia do outono e Lua de prata.
Renata Pallottini
A poeta e dramaturga Renata Pallottini, se compremeteu a dar uma palhinha no encontro. Ela é autora de importantes trabalhos para teatro e televisão, entre os quais Vila Sésamo, Malu Mulher e Joana. Publicou vários livros de poesia, prosa, teatro e ensaios, tendo recebido diversos prêmios por seus trabalhos. Foi professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo , além de ministrar cursos de dramaturgia no Brasil e no exterior. Desde 1988 faz parte do corpo docente da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños, em Cuba. Coordenou e participou da Anthologie de la poésie brésilienne, publicada em Paris, em 1998, e que reuniu quatro séculos de literatura brasileira. No mesmo ano, integrou o júri do Prêmio “Casa de las Américas”, em Cuba.
Serviço:
Lésbicas: 10 escritoras brasileiras
28 de agosto, sábado, a partir das 17h30
Livraria da Vila loja da Lorena
Alameda Lorena, 1731, Jardins,
São Paulo, SP, fone (11) 3062-1063