Comemorado hoje, 29 de Janeiro, o Dia da Visibilidade Trans ganhou uma homenagem do Ministério da Saúde, que lançou uma campanha voltada para profissionais da saúde e usuários para divulgar o direito do uso do nome social no cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
“O nosso grande desafio é construir, dentro das estruturas do Sistema Único de Saúde, a melhoria da assistência de várias áreas. Temos discutido bastante o processo transexualizador, mas ele não pode se resumir ao centro cirúrgico. Isto envolve o que está antes e depois deste processo: o acolhimento, o atendimento ambulatorial, o acompanhamento psicológico e todas as estruturas que estão sendo demandadas pelos usuários do sistema”, declarou Luiz Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
A transexual conselheira Nacional de Saúde, Fernanda Benvenutty, é quem estampa o cartaz da campanha (foto ao lado). “Às vezes, as pessoas acham que vamos procurar somente o serviço de DTS/AIDS. Mas podemos ter quaisquer problemas de saúde. Muitas meninas estavam se automedicando com vergonha de chegar à unidade básica de saúde e ser tratada pelo nome de registro”, declarou.
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, em alusão à data, também lançou um vídeo em campanha ao combate à violência contra travestis e transexuais.