in

Dia dos Pais: Xande, homem transexual, fala sobre relação com a sua filha

Alexandre dos Santos, o Xande (como é conhecido pela maioria dos seus amigos), é o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), até aí, nenhuma novidade. Mas, o que muita gente não deve saber, é que Xande é pai de Bruna, 16, que ele teve biologicamente na época em que se identificava, enquanto gênero, como mulher lésbica. Porém, a vida muda e  Xande também mudou, hoje ele é um homem transexual, sendo assim, se tornou pai ao invés de mãe.

No dia dos pais, amanhã (10/08), Xande diz que a filha “já comprou o presente e amanhã vamos passar o dia juntos, sempre comemoramos numa boa, claro, desde que eu me entendi como homem transexual".

Xande conta que sua filha, hoje, o reconhece enquanto pai e, digamos, de uma forma bem original, "ela me chama de ‘pãe’, porque apesar do meu estilo, ainda possuo os seios. Mas fora isso, ela me chama de Xande e me apresenta como pai para os seus amigos, até porque nós temos amigos em comum, saímos juntos, ela leva numa boa".

Bruna é motivo de orgulho para o pai, pois por conta do preconceito ela já dispensou um namorado, "a Bruna tinha um namorado que um dia falou que teria vergonha de ir no shopping comigo, então, ela terminou com ele e o mandou embora junto com a sua vergonha", revela Xande.

Desde os 4 anos de Bruna, Xande a ensinou valores e sempre manteve um jogo aberto com a filha, "na época, eu ainda era lésbica e explicava pra ela que saía com pessoas do mesmo sexo. Sempre enfatizei também a questão do respeito que ela deveria ter. Respeitar todo mundo sempre".

Bruna é adolescente e estudante, Xande, enquanto pai, tem de ir à reuniões de Pais e Mestres. E os professores, o reconhecem como tal? "Bom, no registro do colégio estou como mãe da Bruna, pois é o que consta no documento. Mas me apresento como Xande, assim como eu sou, nunca falaram ou perguntaram nada", diz.

Xande finaliza nossa rápida conversa comemorando, "o legal é que o dia das mães já passa em branco, ela não fala nada. Só comemoramos mesmo o dia dos pais, ela me aceita e me respeita. Bruna tem muita atitude".

Ultra Diesel organiza afters simultâneos no Rio e em São Paulo

“The Ting Tings” é a nova sensação da música pop inglesa