A polícia de Nova York agrediu manifestantes no último domingo (28), o Dia Internacional do Orgulho LGBT e aniversário de 51 anos das revoltas de Stonewall, em ato favorável aos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. As informações são do BuzzFeed News.
Segundo o site, quando a manifestação estava na área do Washington Square Park, os policiais atacaram os manifestantes com bastões, spray de pimenta e derrubando pessoas no chão; algumas foram detidas e os policiais estavam com a identificação numérica coberta em seus uniformes.
A polícia informou ao BuzzFeed que a confusão começou quando agentes prenderam dois grafiteiros. Em seguida, os manifestantes gritaram pedindo para ambos serem liberados. O empurra-empurra começou quando policiais, dirigindo motos, avançaram na multidão e empurraram pessoas.
A situação coloca o prefeito da cidade, o democrata Bill de Blasio, em maus lençóis – ele tem sido criticado pelos nova-iorquinos progressistas por não responsabilizar a policial pela violência praticada pela mesma nos recentes protestos liderados pelo movimento Black Lives Matter.
They’re fighting people pic.twitter.com/pokc6OqSTO
— Eliel Cruz (@elielcruz) June 28, 2020
The police just started a riot at Washington square park pic.twitter.com/Zb7VyQvPI9
— Mike Perles (@mike__perles) June 28, 2020