Chegou uma noticia da imprensa argentina que intrigou a redação do A Capa, se tratava do seguinte: o dicionário do jornal espanhol "El País" coloca em seu dicionário a palavra Pederasta como sinônimo de homossexual. Como se não bastasse colocam homossexual como "homem invertido", "sodomita", "marica" (bicha no sentido negativo da palavra). Pior, o antônimo para todas as significações da palavra homossexual é "heterossexual".
A socióloga Berenice Bento pontua em seu livro "O que é transexualidade?" que, a ideia do homossexual ser um homem invertido data dos catálogos medicinais do final do século XIX e também do conceito da Santa Inquisição, que considerava os gays como "homens invertidos e endemoniados", por isso os perseguia e os jogava na fogueira.
E o que dizem os dois principais dicionários da língua portuguesa brasileira? No caso, Houaiss e Aurélio? Fomos investigar e descobrimos que no segundo dicionário o conceito de "homem invertido" para gays persiste: "Homossexualidade: caráter homossexual; homossexualismo, inversão (antônimo heterossexualidade)". O dicionário em questão também coloca a pederastia como algo do caráter homossexual: "contato sexual entre um homem e rapaz bem jovem. 2- homossexualismo (sic) masculino".
No dicionário Houaiss o significado para "pederastia" é igual ao do Aurélio. Em relação às palavra "homossexual" e "homossexualidade" o conceito de inversão permanece. O Houaiss também considera a homossexualidade como uma tendência/prática e não como sexualidade e que esta se opõem a heterossexualidade. Em ambos os dicionário as suas datações/conceituações para as palavras em questão datam do ano de 1899. Bem atual não?