Quem já ouviu falar ou até mesmo experimentou fazer uma daquelas dietas que prometem ajudá-la a conseguir uma rápida redução de peso, eliminando a indesejada gordurinha em excesso?
São muitas as dietas da moda e elas trazem diferentes propostas:
– Dieta da Proteína: desenvolvida pelo já falecido médico americano Dr. Robert Atkins, a dieta do Dr. Atkins incentiva a ingestão de proteína e gordura à vontade, através de refeições ricas em carnes vermelhas, ovos, maionese, creme de leite e manteiga, e restringe o consumo de carboidratos e alimentos a base de açúcar.
O intuito é fazer com que o organismo, na falta de carboidrato, passe a obter energia através de outra fonte, ou seja, da queima de gordura proveniente da dieta ou dos estoques do organismo.
– Dieta de South Beach: desenvolvida pelo médico americano Arthur Agatston, trata-se de uma adaptação da dieta de Atkins, um pouco mais light, que se baseia na ingestão dos carboidratos e gorduras chamados corretos. Promete inibir o apetite, levando ao emagrecimento, redução do colesterol e de doenças cardiovasculares e diabetes.
– Dieta de Beverly Hills: também conhecida como dieta das frutas, foi lançada pela americana Judy Mazel, que afirma ter perdido 36 quilos ao utilizar tal método. Recomenda o consumo de frutas, sem restringir quantidades, acreditando-se que as enzimas encontradas em algumas frutas, como abacaxi, melancia e mamão, aceleram a queima das gorduras estocadas no organismo. Baseia-se também na idéia de que os carboidratos não combinam com as proteínas, não podendo, portanto, serem consumidos na mesma refeição a fim de permitir a queima de calorias de forma mais eficiente.
– Dieta do tipo sangüíneo: desenvolvida pelo médico americano Peter D´Adamo propõe uma alimentação diferente, de acordo com o tipo sangüíneo de cada um. O médico dividiu os alimentos em 16 grupos que são classificados em altamente benéficos, neutros e nocivos para cada tipo de sangue. A proposta é fazer uso da dieta para limpar o organismo, aumentar a disposição, melhorar o metabolismo, prevenindo doenças. Essa dieta é relativamente fácil de ser seguida, pois basta que a pessoa não coma certos alimentos, seguindo uma lista de acordo com seu tipo de sangue.
– Dieta da sopa: trata-se de um método popular para emagrecimento, que se baseia no consumo de sopas somente, durante uma semana.
Citando algumas das dietas da moda, torna-se inevitável analisá-las do ponto de vista nutricional. Ao optarmos por uma delas estamos em busca de um corpo mais belo e livre do peso em excesso, mas acima de tudo é importante nos preocuparmos com a saúde. Dessa forma alguns pontos são importantes de serem observados:
– Dietas como as do Dr. Atkins e de South Beach não incentivam o consumo de vegetais e frutas, o que pode acarretar na deficiência de vitaminas, fibras e minerais; o consumo exagerado de proteínas pode comprometer o funcionamento renal; o baixo consumo de fibras pode resultar em obstipação intestinal; o baixo consumo de carboidratos gera hipoglicemia, manifestações de fadiga e queima da massa muscular pelo organismo na tentativa de obter energia – aqui é importante ressaltar que a deficiência de carboidratos na dieta pode resultar em um efeito inverso e prejudicar o emagrecimento porque a ativação do metabolismo da gordura em nosso corpo depende da participação de substâncias provenientes do carboidrato. Dessa forma, pessoas submetidas a dietas com restrição severa desse nutriente tendem a bloquear a queima de gordura e, assim, podem apresentar uma redução de peso que não é saudável, pois o que ocorre é a perda de massa magra;
– Lembre-se: nenhum alimento tem a propriedade de queimar calorias; o consumo de frutas somente torna a alimentação monótona e essa falta de variedade não supre todas as necessidades diárias do organismo, podendo levar a deficiência de muitos nutrientes;
– As necessidades nutricionais realmente variam de acordo com características específicas de cada pessoa, mas vai muito além do tipo sanguíneo, como sexo, idade, atividade física;
– Vale lembrar que optar pelo consumo de sopas para perda de peso gera um risco de desenvolver carências nutricionais porque as sopas não têm a quantidade adequada de nutrientes que o organismo necessita.
As dietas da moda têm vida curta e podem até fazer com que você emagreça no início, mas há uma grande dificuldade em segui-las por muito tempo, levando, na maioria das vezes, a recuperação do peso perdido, o chamado efeito sanfona.
Esteja certa de que milagres não existem e tenha em mente que a única forma de perder peso é através da diminuição da ingestão calórica, com uma alimentação equilibrada e aliada ao aumento do gasto energético, por meio de atividade física.
Opte por saúde!
* Beatriz Lopes é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Contato: orientacaonutricional@yahoo.com.br.