in

Diretor explica por que escolheu Eddie Redmayne ao invés de transexual para filme

Desde que o trailer do filme "A Garota Dinamarquesa" foi divulgado na última semana, elogios e debates sobre a atuação do ator Eddie Redmayne no papel da mulher transexual Lili Elbe não param de pipocar. Enquanto muita gente elogiou o que viu da atuação, outras pessoas questionaram por qual motivo foi escolhido um ator cisgênero (que se identifica com o gênero de nascimento) ao invés de uma atriz transexual.

+ Filme dos Satyros promove visibilidade trans nos cinemas

O diretor Tom Hooper, que participava de um festival de Veneza, declarou que de fato há um problema no acolhimento de pessoas trans na indústria cinematográfica. E que o acesso aos profissionais trans é limitado.

"O acesso a atores trans, homens ou mulher, para papéis que sejam ao mesmo tempo trans e cisgênero é a chave. Eu sinto que na indústria, no momento, há um problema. Há uma enorme gama de atores trans talentosos, mas o acesso é limitado. Eu premiaria qualquer mudança em que a indústria poderia avançar e acolher atores trans em papéis trans ou cisgênero, e também encorajar cineastas trans", declarou.

Ao explicar por qual motivo considerou Eddie ideal para o papel, ele disse: "Vou dizer algo que seria mais fácil falar se ele não estivesse ao meu lado agora, mas eu acho que há algo nele que é muito feminino".

Diferente de outras produções, ele declarou que o processo para interpretar uma mulher transexual exigiu muito esforço, humanização e entrega. "Desde o início nós conversamos sobre a ideia que o Eddie Viveria uma mulher que seria revelada. Então, ao invés de ser um processo em que o Eddie aprendeu a imitar uma mulher, foi um processo em que ele criou a impressão de que estava descobrindo uma feminilidade latente, uma mulher dentro dele. Isso nos guiou através da produção".

+ Trailer do filme "A Garota Dinamarquesa" surpreende público; assista

Vale lembrar que o filme, baseado em fatos reais, fala sobre a descoberta de Lili como mulher transexual e a relação com a então esposa Gerda (Alicia Vikander). Detalhe: tudo isso nos anos 20/30. O filme tem previsão de estreia no Brasil no dia 25 de fevereiro. 

Lista: Eles são esportistas. Eles são gatos. Eles são abertamente gays

Guia: Drag do RuPaul’s, Lili e Nicky Valentine vêm “mostrar cultura pra esse povo”