Como parte da programação do "1º Encontro Paulista de Prevenção e Controle de DST/Aids", o workshop "Comunicação e Aids – Desafios e Conquistas" reuniu cerca de 60 pessoas na tarde desta quarta-feira, 4/11, no auditório Colibri do "Bourbon Convention Ibirapuera" para discutir métodos de dialogar com o público e levar a prevenção para lugares pouco explorados.
O site Disponivel.com foi convidado para participar da mesa e levar a experiência de um site de relacionamento com a temática. "A maioria das pessoas que acessa a página tem o objetivo de encontrar contatos sexuais, por isso fomos em busca de mecanismos que elas pudessem também ter informações sobre as DSTs e Aids, uso do preservativo, entre outros. Mas a intenção não era forçar essas pessoas a ter esse tipo de informação e sim deixar que elas busquem no momento em que achar necessário", disse Erik Galdino, representante do site no evento.
Esteve presente também a psicologia Karen Riberito, do Centro de Testagem e Aconselhamento de Baueri, São Paulo, que falou sobre sua experiência com o público surdo e atende cerca de 120 jovens. Além de levantar a questão da dificuldade de comunicação e da falta de profissionais capacitados para atender esta demanda, ela salientou que o principal objetivo do Centro "é tentar diminuir a dificuldade de comunicação".
Karin, que é fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais), se tornou ainda referencia para familiares e surdos de outros municípios próximos, como Osasco e Carapicuíba, que procuram o serviço onde trabalha pela questão da comunicação. Talmany Lima, do CTA Henfil, compartilhou sua interessante experiência com os jogos on-line. Ele desenvolveu uma estratégia para atingir jovens e adolescentes que frequentam salas de jogos como RPG. Seu personagem discute temas e tira dúvidas relacionados à prevenção, dentro do jogo.
Tiago Duque, do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, apresentou os resultados e a estratégia do projeto "Vista-se", que firmou parceria com clubes campineiros para exposição da marca e divulgação da importância da testagem. "A presença de celebridades, como o Mr. Gay Brasil de 2007 e 2008, ajudou", concluiu.