O Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e a Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus inauguram nesta terça-feira (6), às 18h30, o Centro de Referência em Direitos LGBTTT da capital do país.
O espaço, para atendimento ao público, prevenção e combate a lesbofobia, a homofobia, a violência contra as mulheres e o racismo, fica na QE 28, conjunto B, casa 13, Guará II. O projeto é financiado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), vinculada à Presidência da República.
Por meio das parcerias com os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e outros grupos e organizações, o espaço vai implantar uma rede de proteção dos direitos GLBT no Distrito Federal, e ainda fortalecer a rede de proteção dos direitos das mulheres.
As entidades parceiras são: a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, o Conselho dos Direitos da Mulher do DF (CDM-DF), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF) e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Participam da inauguração a ministra Nilcéa Freire, da SPM-PR; o Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SEDH), Perly Cirpiano; a Senadora Fátima Cleide, integrante da Frente Parlamentar de Cidadania GLBT; a deputada Erika Kokay (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Mirta Brasil Fraga, presidente do CDM-DF, Sandra Gomes Melo, delegada-chefe da DEAM, e Rejane Pitanga, presidente da CUT-DF, entre outras autoridades.
A inauguração, apenas para convidados e imprensa, conta ainda com palestra sobre Direitos Humanos, proferida pelas Dra. Ana Liési Thurler; Dra. Lia Zanotta; Dra. Tânia Navarro-Swain.