in

Divas: um dia elas brilharam, hoje vivem a decadência

Diva, segundo o dicionário Aurélio, significa "deusa, cantora acima da média e notável". Com certeza, muitas cantoras que receberam esse título brilharam, estiveram acima de média e lançaram trabalhos notáveis. Mas também é verdade que boa parte dessas cantoras hoje vive um sofrível ostracismo decadente.

Se no passado elas tinham as suas canções como tema principal de grandes produções hollywoodianas e algumas conseguiram até chegar ao Oscar – quem não se lembra de Whitney Houston cantando "I Will Always Love you" com chuva de prata – hoje nem como miss simpatia elas conseguem receber um prêmio. A vida é dura.

Pois bem, resolvemos então fazer uma devassa na vida de algumas divas, cujo único brilho hoje é do lustra móvel…

1- Whitney Houston – Seja na fama, seja na dependência química, o topo sempre será desta cantora, imortalizada com a canção "I Will Always Love You", tema do filme "Guarda Costas", época em que Houston conheceu o auge da fama. Porém, depois dessa fase, Whitney foi ladeira abaixo e aderiu ao ato de "beijar a lata", termo usado pelos viciados em crack. A droga dilacerou a cantora, que até hoje, depois de passar uma longa temporada em tratamento, não consegue mais cantar direito ao vivo e não passa de uma sombra do que foi.

2- Mariah Carey –  Natural de Long Island, Mariah começou a despontar nos anos 90 com as músicas "Vision of Love" e "Love takes time". O título de diva ela conquistaria em 1992, época em que lançou o Acústico MTV com o single "Without you". O mundo era dela, até que chegou o fim dos anos 90 e com ele o fim do corpinho esbelto. A derrocada total seria com o filme e disco "Glitter", que de tão ruim lhe resultou no fim do contrato com a gravadora. Mariah nunca mais reconquistou o brilho de sua carreira. Hoje a sua atividade preferida é comer pizza, tomar cerveja e fazer churrasco com o marido. Nota-se.

3- Cher – surgida nos anos 60 no seriado "Pop Rock Sony and Cher", onde atuava ao lado do marido, rapidamente Cher se tornou ícone das mulheres da época, pois representava a ousadia e liberdade femininas. E ela continuou, ganhou Oscar, Globo de Ouro, Emmy e Grammy. Mas, como toda longa carreira, um dia a criatividade vai embora e não volta mais. Cher ainda acredita e a cada estação lança um disco com estilo diferente, ou seja, aquele que está na moda. Nos shows ela se veste de pavão, Cleópatra, múmia, abóbora… É faz tempo que a tia Cher não brilha!

4- Celine Dion – De origem franco canadense, Celine Dion é uma das cantoras que mais venderam disco no mundo: 250 milhões. Foi descoberta pelo mainstream nos anos 80, quando venceu os concursos Yamaha e Eurovision. Em 1997, Celine alcançaria o topo das paradas com a canção tema do filme "Titanic", "My heart will go on". Porém, depois desse sucesso, não emplacou mais nada que fosse significante. Hoje ela se diz preparada para ter gêmeos, pronta para se dedicar ao lar, aos filhos e a continuar com a sua saga de shows em Las Vegas.

5- Thalia – A eterna "Maria do bairro", "Maria Mercedes", "Rosalinda" e "Marimar" fez grande sucesso por terras brasileiras por conta de suas novelas e canções que permeavam as suas personagens. Na época, ela vivia com roupas verde-limão e laranja e sempre dava a impressão de que tinha acabado de sair da academia. No século XXI, ela tenta seguir os passos de Shakira e ruma ao mercado norte-americano, onde faz a linha rapper em parceria com o cantor Fat Joe. Bom, se hoje em dia ela não vive mais o brilho do mundo pop, ela ganha fortunas com produtos cosméticos fazendo outras pessoas brilharem…

6- Britney Spears – Antes do auge como cantora, Britney já dava o ar da graça no programa "Mickey Mouse Club". Ela despontaria como cantora em 1999 com o seu primeiro sucesso "Babe one more time", single que vendeu na primeira semana mais de 150 mil cópias. O seu último sucesso foi "Toxic". Ironicamente, a moça enfrentaria sérios problemas com remédios e álcool. No auge do surto Britney, raspou o cabelo e saía para andar de madrugada vestida de pijama e com um copinho de uísque. Nos últimos três anos, Britney tem ensaiado um retorno, continua a vender bem, mas o brilho da carreira se perdeu. No momento, ela prepara mais um disco de estúdio, que segundo a cantora será o seu melhor trabalho. Vamos esperar e conferir.

Silvetty Montilla apresenta programa na TV A Capa; confira a chamada da estreia

DJ Paulo Pringles é o convidado de estreia do podcast do site A Capa