Pesquisa inédita da Consultoria Mercer de Recursos Humanos, feita no ano passado com 255 grandes e médias companhias, mostra que 16% delas permitem a inclusão de parceiro do mesmo sexo como dependente do plano de saúde, alcançando 360 mil trabalhadores. Em 2005, essas empresas representavam apenas 8%.
Para Francisco Bruno, líder da área de Saúde Corporativa da Mercer e coordenador da pesquisa “mesmo sendo ainda um percentual pequeno, foi um avanço significativo, o maior crescimento detectado entre os vários tipos de dependentes. E tudo indica que vai se tornar uma prática de mercado”.
As informações acima citadas foram extraídas do caderno Economia do jornal "O Globo", deste domingo, 09/03. Em matéria intitulada “Quando o direito sai do armário” o periódico carioca discorre sobre os avanços nos direitos civis dos homossexuais, incluindo aí conquistas em fundos de pensão.
O assunto é tema para uma série de reportagens que foram publicadas ontem e hoje e serão veiculadas amanhã. Na edição de domingo por exemplo, o casal Vasco Pedro da Gama e Dorgival Pereira de Carvalho Júnior, primeiro casal gay a adotar uma criança com o nome dos dois na certidão da filha Theodora, de 5 anos.
O caderno de hoje trouxe matéria sobre os avanços do diálogo GLBT dentro dos sindicatos. Amanhã o jornal irá discutir políticas públicas que combatem a discriminação.