in

Drags estampam cartazes de divulgação de estudo anti-HIV

Drags conhecidas da noite paulistana, como Silvetty Montilla, Bill da Pizza e Dindry Buck, estampam materiais de divulgação do iPrex (sigla para Iniciativa profilaxia pré-exposição), estudo que tenta descobrir se o uso diário do medicamento Truvada, já utilizado na Europa e Estados Unidos, pode complementar a prevenção do HIV.

Atualmente, o iPrex, que tem sede no Prédio dos Ambulatórios do Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, procura voluntários e, para divulgar a iniciativa, foram produzidos cartazes, cartões-postais e folders, que estão sendo distribuídos em locais de circulação do público LGBT, entre eles a rua Vieira de Carvalho e o Autorama.

Segundo Ricardo Gambôa, coordenador de Recrutamento e Seleção, os materiais foram discutidos em grupos de trabalho que ocorreram no segundo semestre do ano passado. "O conteúdo desses materiais foi amplamente discutido para que tivéssemos clareza de como ele deveria ser e que mensagem deveria trazer", explica.

A produção dos materiais tem um apelo importante nessa etapa do projeto: ajuda no recrutamento de possíveis participantes. "Nossa equipe tem realizado atividades de campo e, além de informar sobre o estudo e reforçar a importância do uso do preservativo, ela convida as pessoas a participarem de uma visita inicial ao nosso Centro de Pesquisas", destaca o coordenador.

A visita inicial, que os pesquisadores chamam de triagem, tem duração de 2 a 3 horas. "É o momento onde o possível voluntário conhecerá o estudo a fundo e terá todas as suas dúvidas esclarecidas", explica Gambôa. "Nessa visita ele fará diversos exames, incluindo testes rápidos para sífilis e HIV, passará por avaliação médica e aconselhamento com psicólogos, além de preencher um questionário para coleta de dados sócio-comportamentais", acrescenta.

A divulgação do iPrex está sendo feita em parceria com boates da capital, como a Nostro Mondo, Danger, Cantho, Queen, Blue Space e A Lôca, além de saunas, cinemas e estações do Metrô. Nos clubes, a participação de Silvetty Montilla tem sido fundamental para dar boa visibilidade ao projeto. "A ajuda dela na divulgação é de muita importância para que atinjamos o objetivo de nosso estudo e é importante dizer que toda a equipe iPrEx é grata a ela", finaliza Gambôa.

O iPrex ainda busca voluntários. Se você se interessou pela iniciativa e deseja mais informações, pode ligar para o telefone (11) 2778-3040 ou acessar o site www.iprex.org.br. Toda e qualquer participação é vital para o sucesso do projeto.

Governo Lula lança Plano de políticas LGBT; lideranças comentam

“A comunidade precisa descobrir o turismo GLS”, diz Clóvis Casemiro, da TAM Viagens